O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) abre na segunda-feira (22) as inscrições para o processo seletivo de novos estudantes. Na região, as unidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Vacaria e Veranópolis oferecem cursos técnicos de nível médio e cursos superiores de graduação.
Por causa da pandemia, não haverá provas presenciais, como ocorre tradicionalmente. Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, o ingresso será por sorteio público e para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem utilizar os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010.
Já para os cursos superiores de graduação, será utilizada somente a nota do Enem. Serão aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010. Os editais com o detalhamento do processo serão publicados na segunda-feira. As inscrições poderão ser feitas até 4 de abril de 2021. Para se inscrever, o candidato precisa ter CPF e RG. Não haverá taxa para participar da seleção.
O início das aulas está previsto para a segunda quinzena para maio. Enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma remota.
Os cursos ofertados pelo IFRS são gratuitos. A lista de cursos oferecidos está no site do IFRS.
Sobre as aulas do ano passado, conforme a assessoria de imprensa do IFRS, elas serão aproveitadas pelas atividades pedagógicas não presenciais. O que não foi possível recuperar, a reitoria ainda está decidindo como será a oferta em reuniões entre servidores, estudantes e pais.