O governo do Estado anunciou pelo segundo dia consecutivo o envio de medicamentos do chamado kit entubação para hospitais do Rio Grande do Sul. Ao todo 51 instituições de saúde serão atendidas em território gaúcho. Os remédios são necessários para o procedimento de ventilação mecânica dos pacientes com dificuldades respiratórias.
Nesta sexta (26), o Estado recebeu 20,1 mil frascos de atracúrio, 17,5 mil ampolas de cisatracúrio e 37,88 mil frascos de midazolam. Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde e auxiliarão os hospitais com níveis críticos de bloqueadores neuromusculares e sedativos. Na Serra, cinco hospitais receberão nos próximos dias.
Os critérios de distribuição aos hospitais e serviços de saúde foram pactuados em reunião desta sexta da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), entre Secretaria da Saúde e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).
– Como a quantidade recebida ainda não corresponde ao total do que solicitamos ao Governo Federal, decidimos que esse lote será distribuído aos hospitais que têm leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e compõem o sistema de regulação estadual. Escolhemos critérios técnicos baseados no relatório semanal que os próprios hospitais nos passam, declarando a situação dos estoques desses medicamentos – explicou a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Fagundes.
A logística de distribuição e armazenamento vem sendo realizada pelo 3° Grupamento Logístico e pelo 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza um levantamento semanal com os hospitais gaúchos do estoque dos 22 medicamentos para a intubação em UTIs. Neste mês, já foram entregues a hospitais de todas as regiões do Estado cerca de 130 mil frascos de medicamentos com essa finalidade.
Na quinta, oito instituições de saúde da Serra e Campos de Cima da Serra receberam medicamentos – seis receberam morfina, o Hospital Tacchini, norepinefrina, e o HG, lidocaína.
Critérios utilizados para distribuição (respeita o fator embalagem e o quantitativo recebido do MS):
Atracúrio de 2,5 ml, de 5 ml e Cisatracúrio
- Mesma classe farmacológica: o hospital recebe apenas um destes medicamentos
- Cobertura para 4 dias de estoque
Midazolan
- Cobertura para 3 dias de estoque
Confira quais instituições receberam medicamentos
Serão entregues nos próximos dias:
Atracúrio
:: Caridade de Canela - 50 frascos
:: Virvi Ramos de Caxias - 700 frascos
:: São Carlos de Farroupilha - 75 frascos
:: São Pedro de Garibaldi - 50 frascos
Midazolam
:: Caridade de Canela - 960 frascos
:: Virvi Ramos de Caxias - 1.330 frascos
:: Arcanjo São Miguel de Gramado - 510 frascos
Cisatracúrio
:: São Carlos de Farroupilha - 20 ampolas
Foram entregues na quinta-feira:
Morfina
:: São Roque - 20 ampolas
:: Virvi Ramos - 2.940 ampolas
:: Unimed - 1.640 ampolas
:: Arcanjo São Miguel - 170 ampolas
:: Nova Petrópolis - 560 ampolas
:: São Francisco de Paula - 70 ampolas
Norepinefrina
:: Tacchini - 1.300 ampolas
Lidocaína
:: HG - 250 ampolas