O engenheiro civil responsável pelo asfaltamento da estrada que liga a RS-122 a localidade de Morro Carrad, em São Vendelino, cruzando pela comunidade de Piedade, em Bom Princípio, avaliou nesta quinta-feira (4) os danos provocados pela chuva da última terça (2). Robert Mendonça Rauber atua na secretaria de Planejamento de São Vendelino, que foi o município que gerenciou a obra e investiu a maior parte dos recursos.
Ele afirma que as equipes das duas prefeituras retiraram a sujeira da pista na quarta (3) e agora é preciso definir quando começará a recuperação de parte da estrada onde o asfaltou cedeu. Rauber explica que a tubulação por onde passa um riacho entupiu e as pedras serviram como bloqueio, o que fez com a água rompesse os canos e o volume do riacho corresse pela valeta ao lado da pista, até chegar à estrada e provocar estragos:
— As pedras caíram na tubulação e o volume do riacho correu pela valeta ao lado da pista e foi entupindo as tubulações com o material que levou junto. O asfalto não tinha nenhum problema, ele está bem dimensionado e o material tem qualidade. O que aconteceu é que o volume de água da chuva foi excessivo.
Há pontos onde em pouco tempo choveu cerca de 90 milímetros, segundo a prefeitura. Contudo, na região dos maiores estragos, o engenheiro aponta que choveu mais.
— Em Morro Carrad, que é a parte de cima, marcou no pluviômetro 140 milímetros. Essa chuva desceu com força na estrada municipal, em Piedade, onde marcou de 115 a 120 milímetros e seguiu até a RS-122, onde o trecho precisou ser parcialmente bloqueado — explica.
Para ele, o problema foi o volume e a intensidade da água:
— Foi muita água com uma chuva forte em pouco tempo. E a água veio com muita velocidade. Naquele ponto da estrada foi onde a água entrou por baixo do meio fio e arrancou o asfalto. Foi em efeito cascata porque a tubulação não teria como ser feita para suportar aquela quantidade de água que desceu. As pedras formaram um bloqueio na tubulação, a água subiu na pista. Foi realmente assustadora a força e o volume de água que foi acumulando e arrastando tudo.
O engenheiro acredita que a pavimentação evitou estragos maiores aos moradores:
— Antes da pavimentação não existia meio fio naquela região, então poderia ser pior porque a água entraria com toda a força nas residências. A pavimentação acabou sendo um canal, tanto que as pedras e a lama rolaram até chegar lá embaixo na RS-122 onde teve o deslizamento — ressalta ele.
A obra foi executada pela Coesul Construtora Extremo Sul Ltda, que venceu a licitação. O trecho ficou pronto em dezembro de 2020 e ainda não havia sido inaugurado oficialmente. A reportagem contatou a empresa, mas o responsável não estava no local no momento da ligação.
Recuperação da estrada municipal
Será preciso reformas pontuais em pelo menos 250 metros da estrada. Além disso, a canalização também precisa ser trocada. A tubulação que estourou é antiga, conforme o engenheiro civil Robert Mendonça Rauber. Ele ressalta que ela foi instalada quando São Vendelino ainda pertencia ao município de Bom Princípio.
— Será feito esse levantamento e faremos o quanto antes a recuperação da estrada, mas ainda estamos definindo quando começar e como será a obra.
As equipes de planejamento das duas prefeituras definirão o que cada um dos municípios irá fazer agora para reconstruir o asfalto, sendo que São Vendelino fez 80% do trecho, de acordo com a prefeita de São Vendelino, Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer (PTB). O coordenador da Defesa Civil do Estado também esteve no local para monitorar a situação.
Principal acesso a localidade de Morro Carrad
A estrada é o principal acesso aos moradores da localidade de Morro Carrad. A alternativa para desviar desse trecho é passar pelo Vale Suíço ou pela Linha Floriano Peixoto. As duas são estradas de chão batido, sem calçamento e, portanto, mais demoradas para trafegar e cheias de lama devido à chuva. Pelo menos uma família precisou deixar a moradia porque a residência fica em uma encosta. Os moradores já retornaram para casa.
A pavimentação da estrada municipal Alziro Fuchs foi realizada com recursos próprios e em parceria entre os municípios de São Vendelino e Bom Princípio, sendo investidos R$ 650 mil e R$ 250 mil, respectivamente. O investimento total da pavimentação superou R$ 1 milhão, com a realização dos serviços preliminares com máquinas e recursos da própria administração municipal de São Vendelino.
A Secretaria de Obras de São Vendelino atuou na alteração do antigo traçado, que apresentava aclive e dificuldade acentuada aos motoristas que utilizavam a via para acessar a localidade do Morro Carrad. Com as obras de deslocamento da pista e a pavimentação em si, o novo traçado se tornou mais constante na subida, o que auxilia no acesso dos motoristas, principalmente durante o inverno, quando as condições da estrada exigiam manutenção constante pela Secretaria de Obras. A obra teve duração aproximada de 3 meses.