O cenário era de destruição nesta quarta-feira (3) em diversos pontos de São Vendelino depois do temporal que atingiu a cidade na tarde de terça-feira (2). Encostas e barrancos deslizaram e até moradores da área central foram prejudicados pelos estragos. No interior, bueiros entupiram, a água subiu e invadiu casas. A força da enxurrada era tanta que estourou a canalização à beira da estrada que liga a cidade a Bom Princípio. Lá, o asfalto cedeu e o estrago foi maior, segundo a prefeitura. Em poucos minutos choveu 90 milímetros nos dois municípios. A chuva começou por volta das 19h e seguiu até as 21h30min.
O funcionário público Daniel Agostinho Becker, 37 anos, mora em uma via paralela à Rua Cônego Alfredo Kaspary, a principal da cidade. Ele saiu de casa no começo da noite de terça-feira e já chovia, tanto que ao passar pela RS-122 percebeu que havia muita água na pista. Da metade da área central em direção ao interior da cidade, os estragos são visíveis. Na rua dele, houve deslizamento de terra de uma encosta.
— Eu tinha uma consulta médica em São Sebastião do Caí e quando saí parecia uma chuva fraca que ia passar logo, mas de uma hora para outra, começou a cair água e não parou mais. Choveu muito em pouco tempo. Eu não estava em casa quando o barranco cedeu. Quando voltei, estavam me ligando. Passei pela estrada que estava alagada, no interior, com poste caído, terra e pedras — afirma ele.
Ao chegar em casa, Becker teve que deixar o carro na garagem de um vizinho:
— Quando voltei já tinha deslizado e rua estava fechada. Deixei o carro no vizinho para poder entrar em casa, porque com veículo não tinha como passar, a terra trancou tudo e não tinha como sair de casa ou entrar nas garagens com o carro, só a pé.
Ele ressalta que ainda há muita sujeira na rua.
— A limpeza vai longe, pelo menos até o final do dia, porque tem muita pedra e terra. Toda vez que a máquina tira terra, vem mais. Em 2000, teve um temporal e alagou tudo, mas desde aquele ano nunca mais tinha acontecido nada assim, como o que aconteceu agora — relembra.
As equipes da prefeitura seguem trabalhando para limpar as ruas e os acessos no interior.