O Restaurante Popular de Caxias do Sul passará, nos próximos meses, por uma reestruturação para agregar serviços voltados à educação e ao mercado de trabalho. A prefeitura fechou uma parceria com a Associação Mão Amiga para que as refeições continuem a ser servidas a baixo custo e, ao mesmo tempo, sejam oferecidas no local outras iniciativas na área de assistência social.
O endereço do novo Restaurante Popular ainda não é divulgado e nem se o atual será mantido. A direção de Segurança Alimentar prefere, por enquanto, manter esses detalhes privados por causa dos andamentos burocráticos com os atuais prestadores de serviço. No entanto, a diretora Cristiane Fabian Gregoletto adianta que a perspectiva é que o novo contrato permita servir 800 refeições por dia – no atual, são 793. Hoje, a prefeitura contrata uma empresa terceirizada para a produção das refeições e também aluga o espaço onde funciona o restaurante.
— Como queríamos ampliar (o serviço) com cursos, alfabetização e outras atividades, pensamos em fazer a parceria com a ONG para dar uma abrangência maior — explica, sobre a mudança contratual.
Outro ponto é a retomada do atendimento presencial, ainda que parcial para seguir as regras do modelo de distanciamento controlado. Após o início da pandemia, em março de 2020, as refeições passaram a ser entregues em oito comunidades no formato de viandas, mas agora a ideia é que em março os beneficiários possam voltar a frequentar o restaurante.
A prefeitura não tem hoje um cadastro dos usuários do serviço, mas um levantamento feito em 2019 mostrou que 60% eram idosos e a maioria é homem. O valor pago pelo frequentador é de R$ 1. Por enquanto, o Restaurante funciona na Rua 20 de Setembro, 2.420, no Centro.