Após 12 anos desde o dia em que um grande incêndio atingiu o seu prédio, o 12º BPM de Caxias do Sul recebeu o Alvará do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), no início da tarde desta sexta-feira (11). Em uma solenidade restrita no Batalhão, com sede no bairro Kayser, o tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, comandante do 12º BPM, recebeu o documento das mãos do tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM).
De acordo com o tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, essa obtenção é muito importante e significativa, e era buscada desde a noite de 28 de dezembro de 2008, quando o incêndio atingiu o prédio do Batalhão e obrigou a reconstrução de parte do espaço e a reforma do restante.
— Desde o incêndio, nós vínhamos tentando obter o Alvará. Conseguimos somente neste ano, graças a alguns amigos e apoiadores, que foram parceiros nesta obtenção e nós reunimos eles nesta tarde para fazer o agradecimento. Então isso é muito significativo. Nós relembramos aquele momento do incêndio, contamos essa história, revivemos essa caminhada e agradecemos. No final, todos nós fizemos o descerramento e deixamos o Alvará na entrada principal do setor administrativo do Batalhão — explicou Ribas.
Segundo o comandante do 12º BPM, além do recebimento do PPCI do prédio, a data marcou a entrega de outros dois documentos importantes. Se tratam dos alvarás dos dois módulos policiais do Batalhão, o do Parque dos Macaquinhos e o do Parque Cinquentenário.
— Dessa maneira, tanto o Batalhão como as nossas duas companhias obtêm hoje o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio. Para nós, é muito importante e esperamos que sirva de referência para outros órgãos públicos e, em especial, para outras frações da Brigada Militar para também obter o seu Alvará — descreve o tenente-coronel.