A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto está em 87% no SUS e 86% no sistema privado em Caxias do Sul. A explosão da casos de coronavírus reflete diretamente nos demais procedimentos realizados nos hospitais. As cirurgias eletivas — que não são urgentes — foram canceladas temporariamente no Hospital Geral (HG), justamente pela falta de leitos de UTI para atender pacientes caso seja necessário. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da instituição. O Hospital Virvi também suspendeu as eletivas no final de novembro e está realizando apenas os procedimentos ambulatoriais, que não precisam de leitos. A partir de segunda-feira (21), esses procedimentos também serão suspensos.
Na última quarta, em coletiva de imprensa, os diretores dos hospitais alertaram que o sistema está em colapso e que, se os casos seguirem aumentando, em breve os médicos terão de escolher quem atender. Nos outros municípios da Serra, a situação não é diferente. Em Bento Gonçalves, o Hospital Tacchini reduziu as eletivas, em função do aumento de casos de covid-19.
Os procedimentos já haviam sido cancelados nos hospitais da cidade quando a pandemia começou e foram retomados nos últimos meses com uma série de protocolos para evitar o contágio de coronavírus. No entanto, o aumento na procura por atendimento nos hospitais de pessoas com sintomas de covid-19 acaba comprometendo todo o funcionamento das instituições.