A pandemia está fazendo o mundo repensar formas de comemorar a passagem de 2020 para 2021. Não poderia ser diferente na Serra gaúcha. Neste ano, Canela também precisou reformular o Réveillon mediante os protocolos de distanciamento social e, portanto, não realizará nenhum evento no entorno da Igreja Matriz.
O show musical com trio elétrico e a queima de fogos de artifício que estavam previstos para a festa da virada foram cancelados, para evitar aglomerações. Apenas uma homenagem silenciosa, com iluminação verde na Catedral de Pedra, símbolo da cidade, foi instalada.
Para o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, a decisão se deve aos protocolos de enfrentamento do novo coronavírus que a cidade vem seguindo.
— Desde o início da pandemia, Canela se mostrou uma cidade que atendeu às novas necessidades e uma delas foi envolver ainda mais as pessoas para que entendessem o tamanho que é o covid-19 e as prevenções que nós estamos respeitando na íntegra — destaca o titular da pasta. Ele lembra ainda que Canela foi reconhecida como a primeira no país a ganhar o selo de destino seguro, o Safe Travels, criado pela World Travel & Tourism Council (WTTC).
Sanches explica que todo o planejamento das datas comemorativas neste ano foram baseados nos protocolos sanitários e os eventos foram suspensos para que sejam mantidas em segurança as vidas dos cidadãos canelenses e dos turistas que passam pelo município. Segundo ele, a iluminação na Catedral serve como um forma de gratidão aos profissionais da área da saúde.
— Nada mais justo que, no fim deste ano, quando sabemos o quanto foi importante a doação dessas pessoas para salvar e cuidar das vidas, fazer uma homenagem diferente e silenciosa. Iluminamos a Catedral com a cor da saúde, em homenagem aos profissionais da saúde de Canela e do Brasil, em forma de agradecimento e pedindo a Deus e ao universo que possa conduzi-los neste ano de 2021 que, com certeza, também será desafiador — explica o secretário.