A tradição que foi quebrada em 2019 e iria voltar ao formato tradicional neste ano, na Praça Dante Alighieiri em Caxias do Sul, foi cancelada. A Benção de Natal na Praça estava agendada para o dia 09 de dezembro, das 9h às 19h, em pontos ao redor da Feira do Livro. Entretanto, o momento de fé terá um formato diferente devido à pandemia do coronavírus. Por conta das medidas estaduais e visando o cuidado à vida, os freis irão transmitir uma mensagem de fé e esperança com o Natal no dia 09 de dezembro, às 10h, por meio dos veículos de comunicação da cidade e redes sociais.
Leia mais
Bênção dos Capuchinhos volta para a Praça Dante, após veto polêmico no ano passado
Prefeitura de Caxias nega uso da Praça Dante para Bênção dos Freis Capuchinhos
Câmara de Caxias aprova projeto que transforma em lei bênção dos freis capuchinhos na Praça Dante
Apesar da comemoração do retorno da tradicional bênção à praça central, conforme a equipe organizadora da 17ª Benção de Natal dos Freis Capuchinhos, a mudança de formato é necessária em virtude do aumento dos casos de covid-19 em todo o Rio Grande do Sul. E também porque a região da Serra está classificada na bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. A equipe organizadora acredita que o momento é de cuidado e, acima de tudo, preservação de vidas.
— Muitas das pessoas que vem são idosos e inclusive, moradores de outras cidades. Acho que essa mudança é prudente. A bênção do Natal começa justamente com esse cuidado para com a saúde neste momento que estamos vivendo. O formato adotado não limita a alegria que o Natal proporciona. Enquanto nós estivermos vivendo este momento vamos nos adequando e bênção começa com o cuidado da vida — avalia o Frei Jaime Bettega.
A Bênção de Natal na Praça, realizada desde 2003, está no Calendário de Eventos da cidade através de lei aprovada pela Câmara Municipal em 2019, após negativa da administração do ex-prefeito, Daniel Guerra, autorizar o evento na praça central.
Relembre a polêmica que envolve a bênção na praça
Em setembro no ano passado, o então prefeito, Daniel Guerra, negou o uso da praça Dante para a realização da bênção de Natal, que é uma tradição no município desde 2003. Na época, a prefeitura disse, por meio de nota, que o motivo foi a "iminente realização de eventos por parte do município, tais como Feira do Livro e Festejos de Natal, que exigirão períodos prévios para montagens e adequações".
Depois da polêmica, foi sancionada a lei que institui o evento chamado Benção na Praça. O projeto, que tramitava na Câmara desde 2017, foi aprovado em outubro. De acordo com a legislação, programação ocorre todos os anos nas semanas que antecedem o Natal na principal praça de Caxias. A proposição é de autoria do vereador Velocino Uez (PTB). Depois da aprovação da lei, a Benção de Natal na Praça está no Calendário de Eventos de Caxias do Sul.
Leia também
Covid-19: Ocupação de UTIs preocupa cidades da Serra, sendo a maior desde o início da pandemia em alguns municípios
Prefeitura de Nova Pádua confirma segunda morte decorrente de coronavírus na cidade
Prefeitura de Caxias vai disponibilizar e-mail para denúncias de descumprimento das regras de prevenção ao coronavírus