O calendário do ano letivo para as escolas estaduais em Caxias do Sul e região seguirá até 8 de janeiro de 2021. A informação da 4ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) é, ainda, de que o início das aulas no próximo ano será em 15 de março. Alunos que apresentarem necessidade de recuperação serão atendidos até o próximo dia 30. Os encontros presenciais nas escolas da rede estadual ocorrem sempre de segunda à quarta-feira, com exceção para as escolas que apresentam cronograma diferente da CRE. Nesses casos, os dias poderão ser alternados de outra forma para atender melhor a comunidade escolar em cada realidade. Os estudantes também podem optar por retirar materiais impressos nas escolas.
Ao contrário da rede municipal, alunos do Estado poderão repetir o ano se apresentarem baixo aproveitamento de aprendizado. Segundo a coordenadora da 4ª CRE, Viviane Devalle, a regra valerá para os matriculados no 9° ano e 3° ano do Ensino Médio:
— Os que não obtiveram o aproveitamento adequado e não realizarem a recuperação no período indicado, poderão ser reprovados. O calendário letivo encerra em 8 de janeiro, mas até dia 30 as escolas permanecem em atividade e fazendo busca ativa dos alunos que não foram assíduos, tanto na presença quanto na entrega de atividades.
Questionada sobre a baixa adesão de alunos aos encontros presenciais, a titular da 4ª CRE destaca:
— Pouca, mas satisfatória. Estamos conseguindo atender bem e com segurança.
Na rede municipal de ensino em Caxias, o ano letivo seguirá até o próximo dia 30. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) implantou o formato Aprovado com Estudo Contínuo, que será dividido nos níveis I, II e III para nenhum estudante ser prejudicado.