O primeiro final de semana após a autorização do governo do Estado para a realização de eventos com pessoas em pé, aliado ao feriadão com previsão de tempo bom, que deve favorecer o movimento nos cemitérios devido ao Dia de Finados, é visto como um desafio pela prefeitura de Caxias do Sul. Além das operações rotineiras que ocorrem em parques, praças, bares e restaurantes, a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) terá de fiscalizar casas noturnas e de shows para garantir o distanciamento e o limite de pessoas dentro desses locais.
Leia mais
Saiba o que abre e o que fecha no feriado de Finados em Caxias
Serra se enquadra em regras que liberam eventos com pessoas em pé
Como serão as missas, o trânsito e o acesso aos cemitérios no Dia de Finados em Caxias
Conforme o secretário do Urbanismo, João Uez, todas estão autorizadas a funcionar até 3h, mas não é permitido que os frequentadores e trabalhadores tenham contato físico. É que, no máximo, 70 pessoas estejam no local ao mesmo tempo. Diante da dificuldade de garantir a fiscalização em todos os pontos, Uez afirma que é importante que os donos dos estabelecimentos e a própria população estejam atentos ao cumprimento dos protocolos para garantir a segurança sanitária.
O final de semana também é de feriadão, com previsão de movimento no entorno dos cemitérios devido ao Dia de Finados. De acordo com o secretário, o trabalho nesses pontos ocorrerá para garantir o uso de máscaras, que é obrigatório no município. O descumprimento da regra pode gerar multa.