A expectativa de neve para São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes não se confirmou na madrugada desta quinta-feira (2). De acordo com a Somar Meteorologia, mesmo com os termômetros gelados, as temperaturas ainda estão elevadas para que o fenômeno ocorra na Serra.
— Há condição para geada e, com certeza, pode ter geado em alguns municípios da Serra, mas não temos condições para neve. Mesmo baixas, as marcas ainda são altas para que neve na região. Não teve temperaturas negativas, e é improvável que tenha dito neve. Se ocorreu realmente algum fenômeno natural, foi apenas geada – explica o meteorologista Lucas Cantos.
As mínimas no RS, segundo a Somar, ficaram abaixo dos 6°C na região. Em São José dos Ausentes, a mínima foi de 1,9 °C. O frio persiste durante o dia e as máximas não devem passar dos 15°C durante o dia. Em Cambará do Sul, a máxima será de 8°C e, em Caxias do Sul, os termômetros não passam dos 10°C. Mesmo que os termômetros não estejam tão baixos, a sensação térmica é bem menor em algumas cidades. Em Bento Gonçalves, marca 5,8°C, com sensação de 0,8°C; em Canela, 4,4°C, com sensação de -0,4°C; em Lagoa Vermelha, 5,2°C, com sensação de 0,5°C; e, em Vacaria, 4,6°C, com sensação de -1,1°C.
O tempo volta a ficar firme, com predomínio de sol, na Serra. A previsão de chuva em pontos isolados da região, mas em forma de pancadas. Na sexta-feira (3), o frio persiste e o dia pode começar com geada. Os municípios de Bom Jesus e Antônio Prado devem amanhecer com mínima de -1°C.