É preciso estar atento, entre a noite de segunda (6) e terça-feira (7) para uma nova mudança climática no Rio Grande do Sul. Segundo comunicado emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, um novo ciclone extratropical deve passar pelo Estado, trazendo chuvas expressivas, variando de 80 a 100 milímetros, com temporais e rajadas de vento entre 70 e 80 km/h.
De acordo com a Somar Meteorologia, não se trata de um ciclone-bomba, que na semana passada causou muitos estragos, principalmente nos Campos de Cima da Serra, em cidades como Vacaria, Muitos Capões e Capão Bonito do Sul, e no estado de Santa Catarina.
Leia ainda
Ciclone deixa rastro de destruição em Muitos Capões
Estragos no bairro São Francisco, em Vacaria, resumem a passagem do ciclone pela região
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu dois alertas nesta segunda-feira. O primeiro destacava o risco de temporais na Metade Norte do Rio Grande do Sul ainda na noite desta segunda. O segundo chamava a atenção para a chuva e o vento de terça. Há riscos, mais uma vez, de alagamentos, cheias de rios e deslizamentos em algumas áreas mais vulneráveis, inclusive na Serra.
A instabilidade só deve dar trégua a partir de quinta-feira (9), quando o tempo fica seco e o frio volta a ganhar força.
Leia também
VÍDEO: confira o momento em que caminhão tomba no acesso principal de Bento Gonçalves
Após atualização do governo do RS, Caxias do Sul seguirá na bandeira laranja
Consumidores de Caxias não pagarão juros e multa por atraso na conta de água durante a pandemia