Nova Pádua confirmou, na segunda-feira (23), o primeiro caso de coronavírus na cidade. De acordo com o Comitê de Enfrentamento da covid-19, o paciente é um homem de 49 anos. Conforme informações da Vigilância Epidemiológica, ele se sentiu mal e procurou atendimento no hospital de Flores da Cunha, mas foi liberado e orientado a permanecer em isolamento domiciliar. Como apresentava os sintomas, foi submetido ao teste, que confirmou a presença do coronavírus. O resultado foi repassado à família e ao município na segunda. A esposa do paciente também apresentou sintomas. Já os filhos não tem sintomas da doença. A família, que vive no interior de Nova Pádua, está em isolamento.
Leia mais
Coronavírus: acompanhe os casos confirmados na Serra
Mesmo sem casos confirmados, Nova Pádua respeita novas regras de distanciamento social
Como está a cidade mais bolsonarista do Brasil com as medidas de isolamento social
Ainda de acordo com dados do boletim epidemiológico, oito pacientes estão cumprindo isolamento domiciliar em Nova Pádua. Eles estão em acompanhamento diário e sendo monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica. Mesmo antes de ter um caso confirmado de coronavírus, Nova Pádua obedeceu, na semana passada, a mudança da Serra para a bandeira vermelha, ocorrida no último dia 13.
No último dia 16, o boletim divulgado pelo Governo do Estado informou que Nova Pádua havia confirmado o primeiro caso de coronavírus. No entanto, o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 buscou informações e constatou que o paciente de 67 anos era, na verdade, morador de Flores da Cunha. Ele foi internado no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, e o filho passou o próprio endereço, de Nova Pádua. Quando o resultado positivo para a covid-19 foi confirmado, baseado no endereço fornecido no momento da internação, o caso foi notificado como sendo morador de Nova Pádua. Contudo, ao tomar conhecimento, o Comitê realizou uma investigação onde foi constatado o erro e prontamente solicitado à Coordenadora Regional da Saúde para que a correção fosse feita.
A área de abrangência do Pioneiro conta com 65 cidades. Destas, há pacientes infectados em 57 municípios da região. As cidades de Capão Bonito do Sul , Fagundes Varela, Guabiju, Muitos Capões, Picada Café, Pinhal da Serra, Protásio Alves e São José dos Ausentes não registraram nenhum paciente infectado até esta terça-feira (23).
Leia também
Três policiais militares testam positivo para coronavírus em Caxias do Sul e são afastados
A uma semana do fim da campanha, prefeituras da Serra se mobilizam para imunizar grupos de risco contra a gripe
"Seria o pior formato, inclusive para as candidatas", diz secretário do Turismo sobre escolha online das soberanas da Festa da Uva