A prefeitura de Caxias do Sul confirmou, na manhã deste sábado (20), a décima morte em decorrência da covid-19 no município. A vítima é Victor Manuel Veloso Mendez, de 64 anos, que morreu por volta das 22h desta sexta-feira (19), no Hospital Virvi Ramos. Ele estava na UTI em estado grave. O paciente, com histórico de diabetes e hipertensão, chegou a receber transfusão de plasma convalescente, há cerca de uma semana, mas não resistiu às complicações causadas pela doença.
Victor era chileno naturalizado brasileiro, metalúrgico desempregado e morador de Caxias do Sul, onde chegou ainda na década de 1970, aos 18 anos. Dias após o primeiro procedimento de transfusão de plasma do pai, o filho Daniel Gustavo Veloso contou que o idoso não acreditava nos perigos da covid-19 e mostrou-se arrependido ao ver a gravidade de sua situação, quando ingressou no hospital.
Leia mais
"Antes de entrar em coma, ele estava muito arrependido", diz filho de paciente que está na UTI com covid-19
Prefeitura de Caxias do Sul confirma mais uma morte por coronavírus
A nona morte em Caxias foi de uma idosa de 83 anos, que também havia recebido a transfusão na esperança de que o tratamento experimental pudesse ajudar na melhora clínica. Os outros pacientes receptores de plasma seguem em monitoramento. Um deles saiu da UTI 20 dias após o procedimento.
Conforme a prefeitura, Caxias registra cinco óbitos de homens, com idades entre 58 e 64 anos, e cinco mulheres, com idades entre 63 e 97 anos.
Até a publicação desta reportagem, a morte não estava contabilizada nos números da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A atualização da SES é realizada diariamente, mas pode ter alguns dias de atraso para a entrada de novas informações, o que causa uma diferença momentânea dos dados.
O último boletim epidemiológico de Caxias do Sul aponta 608 casos positivos para a doença.