Um incêndio na manhã deste domingo (24) destruiu toda a parte interna de uma residência na Rua Padre Cristóvão de Orelana Mendoza, no bairro Sagrada Família, em Caxias do Sul. As chamas teriam iniciado por volta das 10h50min. Ninguém se feriu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma idosa seria a proprietária do imóvel e não estaria no local no momento do ocorrido. A casa de madeira teve seu interior e maior parte do telhado consumido pelas chamas.
A versão dos vizinhos, entretanto, é diferente da repassada pelos bombeiros. Segundo relatos de moradores próximos, não só a casa estava ocupada no momento de início do incêndio, como também houve necessidade de a comunidade resgatá-los em razão da demora do atendimento dos bombeiros.
— Os bombeiros foram chamados por volta das 10h50min e chegaram 11h30min. Era óbvio que não teria ninguém em casa até aquela hora — relata a moradora Luana Rech.
— Quando começou e se alastrou rápido todo mundo teve que ser retirado das casas, não só da atingida, mas de todas ao redor — comenta a vizinha Paloma Telles.
Estava na casa no momento do ocorrido a idosa de 87 anos, porém, dois filhos dela chegavam ao local justamente no momento do ocorrido e puderam auxiliar no resgate. Por precaução, atendimento no local, mas não se feriu.
O fogo teria iniciado no cano ligado ao fogão à lenha da moradia, mas não há certeza das causas.
— Deu muito medo que o fogo atingisse a minha casa, que fica atrás (da que iniciou o incêndio). Se chegasse na nossa iria atingir outras cinco, que ficam pertinho umas das outras — acrescenta Luana.
Foram necessários três caminhões do Corpo de Bombeiros para controlar o incêndio e evitar que se alastrasse às demais casas — a maioria de madeira — nos arredores.
Algumas, no entanto, foram parcialmente atingidas. Apenas uma moradia anexa teve danos mais significativos, com a queima de alguns móveis, mas também sem registro de feridos.
Entre o controle das chamas e o rescaldo, o serviço dos bombeiros durou cerca de uma hora.
Para ajudar
Para ajudar moradores que perderam tudo no incêndio é possível contatar as vizinhas Luana, no (54) 99148-2114, ou Paloma, no (54) 99671-2001.