O novo lote de vacinas contra a gripe começou a ser aplicado, nos municípios da Serra gaúcha, na última quarta-feira (8). Nesta primeira fase, o público-alvo são os idosos, a partir de 60 anos, e profissionais da saúde. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% destas pessoas.
Leia mais:
Caxias do Sul recebe mais 12,5 mil vacinas contra a gripe
Caxias do Sul já vacinou mais de 36 mil pessoas contra a Influenza
Estado distribui 36 mil vacinas contra a gripe a municípios da Serra Gaúcha
O município de Caxias do Sul recebeu 12,5 mil doses e retomou a vacinação nesta quinta-feira (9), quando 7,1 mil foram imunizadas. Até o momento, cerca de 47 mil integrantes do grupo de risco já foram contemplados com as doses. A meta do município é imunizar 48 mil idosos e 12 mil profissionais da saúde. Das 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, não há mais doses nos postos de saúde: Cinquentenário, Rio Branco, Centro de Saúde, São Leopoldo, Sagrada Família e Madureira.
Em Bento Gonçalves, a Secretaria da Saúde está realizando as imunizações nas residências dos idosos, com o intuito de evitar aglomerações nos postos de saúde. Foram 3,9 mil doses neste novo lote, que já se esgotaram. Até o momento, cerca de 16 mil integrantes dos grupos prioritários foram vacinados. A meta do município é imunizar vacinar 16.023 pessoas, sendo 12.389 idosos e 3.634 profissionais da saúde.
Em Farroupilha, foram 1,8 mil doses recebidas neste novo lote. O município optou por realizar a vacinação por meio de pit stop, também para evitar aglomeração de pessoas. Nesta quinta-feira, foram 1.591 vacinados. A meta é vacinar 8,2 mil pessoas, sendo 7.011 idosos e cerca de 1,2 mil profissionais da saúde. Até o momento, cerca de 6,4 mil idosos e 768 profissionais da saúde foram imunizados.
A segunda fase da campanha terá por objetivo vacinar doentes crônicos, professores da rede pública e privada de educação, e profissionais das forças de segurança e salvamento. Ela tem previsão de início, conforme o Ministério da Saúde, para o dia 16 de abril.
A última etapa inicia em 9 de maio, e prioriza crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.