Basta acompanhar alguns minutos do recreio da Escola Estadual Avelino Boff, em Fazenda Souza, para atestar que valeu a pena o esforço da comunidade escolar. Graças ao envolvimento de pais, professores e alunos, a instituição ganhou uma quadra novinha, com goleiras e pinturas oficiais. A inauguração do espaço esportivo aconteceu logo depois do início do ano letivo, em fevereiro. Além das aulas de educação física, a quadra é usada no intervalo pelos estudantes.
Com isso, a escola deixa de fazer parte do índice de instituições que não têm um local adequado para praticar esportes — conforme dados do censo escolar de 2017, mais de 25% das escolas estaduais brasileiras não possuem quadra, tanto coberta quanto descoberta. Outro benefício é que a gurizada se desloca com menos frequência à quadra alugada pelo Estado, que fica alguns metros de distância. Para acessá-la, professores e alunos precisam caminhar às margens VRS-829, o que é considerado bastante perigoso pela direção da instituição.
— O que tínhamos antes não era, na verdade, uma quadra. Era uma calçada. As goleiras não eram fixas e era muito fácil de os alunos se machucarem. E essa caminhada dos alunos para a quadra alugada gera desconforto para os pais e para nós, pois é perigoso — diz a diretora Rosecler Inês da Rosa.
A verba para a construção da quadra foi sendo conseguida aos poucos. Cerca de R$ 10 mil foram disponibilizados por meio de um projeto inscrito no Sicredi. Para subsidiar o restante do valor necessário, foram feitos um almoço e uma festa à fantasia no ano passado. A pintura, que custaria cerca de R$ 12 mil, também foi doada, segundo a diretora. A construção ocorreu em dezembro.
— Essa quadra não é só da escola. É da comunidade para ser utilizada gratuitamente. Se a escola estiver aberta nos sábados, pretendemos deixar o pessoal utilizar — explica a diretora.
— Foi muito bom porque a gente não precisa se deslocar para outro lugar— reforça a aluna do segundo ano Elen da Silva Brandão.
O próximo passo, agora, é conseguir a cobertura da quadra para utilização em dias de chuva. A direção da Escola Avelino Boff solicita que se empresários tiverem o interesse de patrocinar o projeto, entrem em contato pelo telefone (54) 3267-1227.