O Ministério da Saúde confirmou no final da tarde de ontem que dois casos de coronavírus estão sendo investigados no município de Farroupilha. São dois homens de 32 anos que teriam retornado recentemente da Itália e moram nos bairros América e Vincentina.
Leia mais:
Municípios da Serra se preparam para cuidados em relação ao coronavírus
Infectologista de Caxias explica o que é o coronavírus e como se prevenir
Segundo o secretário interino de Saúde de Farroupilha, Davi de Almeida, os pacientes estão em estado regular e se encontram em isolamento domiciliar. Ontem foi feita nova coleta de material e encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Porto Alegre.
— Estamos aguardando o resultado para tomarmos as medidas necessárias — ressalta.
Ele avisa também que a população será informada sobre o resultado dos exames.
— O foco é trabalharmos na prevenção contra a infecção respiratória contagiosa. Cuidados básicos auxiliam a coibir a propagação do vírus — explica.
Dados do Ministério da Saúde apontam que dos 129 casos suspeitos no país, confirmados até ontem, 21 deles são no Rio Grande do Sul. Inicialmente o Ministério anunciou 24 casos no Estado, dado contestado pela Secretaria Estadual da Saúde. A informação foi corrigida no início da noite. Os pacientes têm entre oito e 82 anos.
O secretário-executivo do ministro da Saúde, João Gabbardo, confirmou ontem a antecipação da vacina contra a gripe e que a campanha começará pelos estados do Sul do Brasil.
— Se não fizermos a vacina da gripe, teremos muito mais pessoas com síndrome gripal. Além das pessoas que estarão com coronavírus, também teremos pessoas contaminadas com outro tipo de influenza. Facilita muito também para o profissional fazer o diagnóstico — disse.
Leia também:
Fogo consome moradias no bairro Cristo Redentor, em Caxias do Sul
Na região, pedágios de Flores da Cunha, São Francisco de Paula e Gramado deverão ter preços alterados