Novas detonações foram realizadas no final da manhã desta terça-feira (10) no km 43 da RS-122, em Farroupilha. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) havia informado inicialmente que essa etapa seria realizada ainda na segunda-feira (9), mas o trabalho acabou não ocorrendo.
O objetivo das novas detonações é fragmentar pedras de grande porte para facilitar o recolhimento. As explosões vão ocorrer dos dois lados da barreira que está sobre a pista, embora as pedras maiores estejam principalmente no lado sul.
Na manhã desta terça-feira, as perfurações nas pedras não haviam sido concluídas. Por volta das 9h30min, a equipe da empresa Encopav, contratada pelo Daer para a manutenção da rodovia, se concentrava na preparação para a detonação. Cerca de uma hora depois, porém, uma retroescavadeira começou a atuar no lado norte da barreira, enquanto funcionários de outra empresa implantavam os explosivos.
Para a abertura das duas faixas, uma de subida e outra de descida, ainda é preciso reduzir consideravelmente o volume de material sobre a rodovia. Isso porque a pilha de pedras que será mantida sobre a terceira faixa, como uma espécie de barreira de proteção aos motoristas, precisa ficar apoiada em uma base inclinada, para manter a estabilidade. No termo técnico, essa base é chamada de "saia". Quanto mais alta a pilha de pedras, mais larga precisa ser a saia e, consequentemente, mais espaço de rodovia é utilizado.
O topo da barreira que será mantida sobre a pista também deverá contar com uma inclinação, voltada para a encosta. Este será o segundo estágio para impedir que pedras, que eventualmente caiam do paredão, rolem para a pista. O primeiro será uma plataforma horizontal (bancada) criada em torno da metade da encosta, que tem 25 metros de altura.
O Daer trabalha com o objetivo de liberar uma faixa em cada sentido ainda nesta semana. Para isso, a equipe tem procurado agilizar o trabalho com o objetivo de concluir todas as etapas necessárias.
A liberação total da rodovia, dada pelo secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, ocorrerá somente em 2020 com a construção de uma contenção na encosta a fim de proporcionar mais segurança a quem circula pela estrada. O alto da encosta também deve receber obras de drenagem para evitar que a água da chuva escorra diretamente para a encosta, o que facilita os desmoronamentos.