Foi aprovado nesta terça-feira (10) o projeto de lei que prevê a inclusão de disciplinas de educação financeira na grade curricular das escolas municipais de Caxias do Sul. De autoria do vereador Ricardo Daneluz (PDT), o projeto de lei 74/2017 foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. A proposição segue, agora, para análise do prefeito Daniel Guerra (Republicanos).
Se aprovada, a lei prevê que alunos do ensino fundamental estudem, junto com a disciplina de matemática, assuntos envolvendo finanças. Dentre os temas selecionados estão noções básicas da contabilidade, orientações sobre consumo consciente e relação entre valor ganho X gasto. Segundo o vereador, o projeto tem a intenção de inibir o analfabetismo financeiro e diminuir os índices de inadimplência.
— A educação financeira abrange quatro principais temas: ética, saúde, meio ambiente e cultura; estes divididos em cinco eixos, família, sustentabilidade, empreendedorismo, autonomia e cidadania. O programa tem como base o combate ao analfabetismo financeiro, sendo assim, pretende-se que os alunos estabeleçam as relações entre a educação financeira e as mais diversas áreas do conhecimento— disse o político durante a sessão.
O projeto, segundo Daneluz, já é praticado em outros municípios, como Flores da Cunha e Porto Alegre, e está sendo cotado a nível nacional. Vale lembrar que o tema esteve em pauta em 2016 num projeto do então vereador Daniel Guerra, que acabou arquivado.