Uma forte chuva que durou aproximadamente 10 minutos no início da noite desta quinta-feira (17) em Caxias do Sul deixou diversos pontos da cidade alagados. A chuva, que já era registrada ao longo do dia de forma isolada, intensificou-se por volta das 19h.
O Corpo de Bombeiros Militar recebeu mais de cem chamados referentes a alagamentos em residências, deslizamento de terra, além de quedas de poste e de árvore. Por volta das 20h45min, equipes atendiam a ocorrências nos bairros Pioneiro, Mariani e Ana Rech.
Residências do bairro De Lazzer registram falta de energia elétrica logo após o temporal. De acordo com a Rio Grande Energia (RGE), a tempestade registrada no final da tarde ocasionou danos na rede elétrica, causando falta de energia em diversos pontos de Caxias do Sul, sendo mais afetados os bairros Diamantino, Centenário, Madureira, Santa Lúcia e Ana Rech. Segundo a concessionária, equipes foram acionadas mas, devido à continuidade da chuva, não há previsão para restabelecimento do serviço.
Durante a chuva, calçadas e ruas ficaram alagadas, causando transtornos no deslocamento de carros e pedestres em pontos como a rótula próximo à Universidade de Caxias do Sul (UCS), na BR-116; Avenida São Leopoldo, próximo à Rua Tronca; Rua Ludovico Cavinato; além de vias centrais da cidade.
No bairro Pio X, um restaurante chegou a cancelar um evento previsto para a noite desta quinta-feira devido a estragos causados durante a chuva. Cidades da região também registraram a forte pancada de chuva, com poucos estragos.