Quatro mil casas ficaram danificadas durante o temporal de granizo em Lagoa Vermelha na tarde desta quinta-feira (17). A informação foi atualizada pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Admilson Ferreira da Silva, em entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra nesta sexta-feira (19). Foram 11 bairros atingidos da zona oeste do município.
Leia mais
VÍDEO: Chuva de pedra danifica cerca de 500 casas em Lagoa Vermelha
VÍDEO: Temporal causa alagamentos em Caxias do Sul
— É uma área mais pobre, onde o aglomeração de casas é maior. Até pelo poder aquisitivo dessas famílias os telhados, são de 4 milímetros e a fragilidade é muito maior. Tivemos pedra maior que ovo de galinha, para ter uma noção — relatou Silva.
Cerca de 200 famílias ficaram desalojadas. Parte delas passou a noite em abrigos improvisados pela prefeitura. Outras ficaram em casas de familiares. Teve ainda moradores que preferiram permanecer nas residências por medo de furtos.
Ouça a entrevista com Admilson Ferreira da Silva:
Conforme o prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto, será decretada situação de emergência assim que laudos sobre o temporal ficarem prontos. A administração está providenciando uma conta para depósito para quem quiser auxiliar — seis municípios vizinhos fizeram doações de cobertores, colchões e alimentos para os desabrigados.
— Lagoa Vermelha tem 28 mil habitantes. Para se ter uma ideia, um terço das residências da cidade ficou danificada — diz o prefeito.