Desde a publicação do aviso de licitação para construção de um túnel na BR-470 em Bento Gonçalves, em 21 de agosto, o edital da concorrência passou por quatro retificações e uma alteração. A licitação chegou a ficar suspensa por 20 dias para revisões no mês de setembro. A estrutura vai ligar os dois lados da cidade na altura do acesso ao bairro São João, no quilômetro 218. A obra será paga pelo município, que vai contar com um empréstimo da Caixa Econômica Federal.
O valor inicialmente orçado para a obra foi de R$ 12.308.409,81. Após as retificações, o custo está em R$ 8.544.662,96, valor 30,5% menor.
Leia mais
Orçamento de túnel na BR-470 em Bento Gonçalves cai 15% após retificações de edital
Prefeitura de Bento Gonçalves suspende licitação para construção de túnel na BR-470
A última retificação foi publicada nesta quarta-feira (23) e não envolveu o orçamento da obra. Ela diz respeito principalmente a itens que tratam da permissão de subcontratação, pela empresa ou consórcio vencedor, de outra empresa para determinados serviços, como escavação de rochas, sinalização viária, paisagismo e parte elétrica.
Os motivos das revisões de orçamento foram questões técnicas, conforme a diretora-adjunta do Instituto de Planejamento Urbano de Bento Gonçalves (Ipurb), Melissa Bertoletti. Ela explica que a empresa que fez o projeto do túnel de acesso ao bairro São João utilizou dois sistemas diferentes, ambos previstos em lei, que dão os parâmetros para estabelecer o preço de cada item da obra no edital. Segundo Melissa, os preços dos dois sistemas destoavam em alguns casos para itens semelhantes; por isso, foi feita uma revisão, para que os preços ficassem proporcionais, o que levou a uma redução de valor. Também a margem prevista no edital para o pagamento de itens em caso de necessidade - como, por exemplo, o caso de a escavação de rochas sair mais cara que o previsto por conta do material encontrado durante os trabalhos - foi reduzida para ficar em 30%, índice utilizado em geral nas licitações do município.
— Outra alteração que fizemos foi abrir a possibilidade de consórcios entre empresas na concorrência. Entendemos que, sem o consórcio, o edital limitava a possibilidade de empresas participarem individualmente — explica.
Conforme a dirigente do Ipurb, o projeto foi feito por uma empresa como contrapartida pela implantação de um loteamento, como medida de mitigação dos impactos. De acordo com Melissa, a revisão de itens orçamentários não foi feita antes do edital ser lançado por ser um projeto complexo e de grande porte. Agora, segundo ela, não deve haver novas alterações no orçamento da obra. A data marcada para abertura das propostas é 25 de novembro.
Leia também
Construção do terminal do aeródromo de Bento Gonçalves aguarda aval da Anac
Em três dias, nova penitenciária de Bento Gonçalves registra duas apreensões de celulares
Mensagens falsas solicitam depósitos em nome do Sindilojas de Caxias