Os serviços de internet fixa e banda larga da Bitcom devem ser normalizados até a madrugada desta segunda-feira (9), garantiu o diretor-presidente da empresa, Fabiano Vergani. Mais de 30 mil assinantes foram prejudicados com queda de conexão após um incêndio atingir um dos geradores da provedora de internet por volta das 9h deste sábado (7).
Leia mais:
Energia elétrica é restabelecida na área central de Caxias
Falta de luz prejudica compras com cartões na área central de Caxias
— Nas próximas horas, ainda é possível que os clientes percebam algumas instabilidades no serviço, mas nossa expectativa é restabelecer 100% da conexão até meia-noite de segunda — afirmou Vergani.
O fogo teve início após um curto-circuito, possivelmente causado pela queda de energia que atingiu parte da região central de Caxias do Sul depois de um carro colidir contra um poste, na Rua Vinte de Setembro. Duas pessoas estavam nas instalações da empresa no momento do sinistro, mas conseguiram escapar sem ferimentos.
As chamas foram controladas por volta das 10h. Logo depois, foi autorizada a entrada de funcionários para retirada do maquinário de transmissão, que foi levado para a filial da Rua Bento Gonçalves. Um bombeiro que trabalhava no combate às chamas passou mal devido ao excesso de fumaça e esforço físico, mas foi liberado após avaliação médica.
Desde o incêndio, uma força-tarefa que reúne os cerca de 100 funcionários da Bitcom trabalha para normalizar os serviços. A empresa está divulgando atualizações a cada seis horas, em comunicados oficiais nas redes sociais. Conforme a última postagem, publicada às 11h30 deste domingo (8), mais de 90% da rede já havia sido restabelecida.
Vergani também garante que não houve perda de dados dos assinantes, já que a empresa conta com back-up de arquivos em sua filial.