Uma força-tarefa concluiu nesta segunda-feira (16) a reintegração de posse de uma área pública no bairro Cinquentenário II, em Caxias do Sul. O processo tramitava desde 2007 na Justiça.
A área verde nos fundos da sede da Associação de Moradores de Bairro (Amob) Cinquentenário II, na Rua Walfrida Versteg, era habitada irregularmente há mais de 20 anos. A finalidade original era utilizar o terreno para construir a sede da Associação de Pais e Amigos do Autista (Ama). Em 2014, uma decisão da 2ª Vara Cível determinou a retirada de cinco famílias, o que só foi cumprido agora em virtude de liminares movidas pelos moradores.
Leia mais
Famílias que ocupam área pública no bairro Cinquentenário II, em Caxias, temem ficar na rua
Moradores invadem prefeitura de Caxias para protestar contra reintegração de posse
Defensora nega ter havido omissão no caso das famílias desalojadas no bairro Cinquentenário ll, em Caxias
Segundo o presidente da Amob, Róbson Paim, havia quatro moradias no local. As construções foram demolidas por retroescavadeiras da prefeitura. Das cinco famílias, uma delas foi transferida para uma moradia cedida pelo município, pois a moradora é cadeirante. As demais precisaram buscar auxílio de familiares.
— Cedemos parte da Amob para guardar os móveis dessas famílias. Nunca vi tanto policial, tantos guardas para fazer isso — lamentou Robson.
Conforme o oficial de Justiça Ermano Bisotto, responsável pelo cumprimento do mandado, a operação transcorreu normalmente e havia sido organizada ainda na semana passada. Na sexta-feira (13), representantes da Brigada Militar conversaram com os moradores. A reintegração começou por volta das 7h30min e se encerrou no final da manhã.
— Tudo transcorreu tranquilamente — frisou Bisotto.