Levantamento realizado pela Secretaria da Saúde de Flores da Cunha apontou que 1.553 pessoas não compareceram às consultas especializadas no primeiro semestre deste ano. Entretanto, para diminuir esse número, a prefeitura começou a avisar os usuários sobre horários e datas de consultas especializadas por meio do WhatsApp em julho. Além disso, em março deste ano, também foram implantados quadros que indicam as especialidades médicas e o número de faltas em cada uma delas, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Conforme a Secretaria da Saúde, no primeiro semestre, o número mais expressivo de faltas foi nas consultas com psicólogo, ginecologista, neurologista e ortopedista. Depois da implantação dos avisos via WhatsApp, por meio do número (54) 9 9923-3108, houve uma leve diminuição no número de faltas. Em maio, foram 269 faltas; depois, em junho, o número caiu para 164 e, em julho, continuou a queda, chegando a 161.
De acordo com a Secretaria da Saúde, os recursos são utilizados para conscientizar a população da importância de comparecer às consultas.
— É uma bola de neve, porque o pessoal perde tempo ligando para agendar, não comparece, retoma o contato e é necessário fazer todo o processo novamente. Então, nesse meio tempo, muitas pessoas deixam de ser atendidas — explica a enfermeira da UBS do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, Taíse Rech Brandalise.
Segundo ela, ainda não dá para notar grandes resultados oriundos das ações realizadas pelo município. No entanto, a longo prazo, a expectativa é que tanto o quadro expositivo, quanto os avisos por WhatsApp representem uma diminuição significativa nas ausências, tanto em consultas quanto em exames.
CAXIAS DO SUL
Em Caxias, 22 mil usuários não compareceram às consultas no primeiro semestre deste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número representa 7,3% do total de agendamentos realizados.
O balanço considera todas as consultas agendadas nas UBSs do município, exceto as odontológicas. Conforme o levantamento, as UBSs do Fátima Baixa, São José, Desvio Rizzo e Planalto Rio Branco lideram o ranking, com cerca de 12% de ausência.
GARIBALDI
No município, foram contabilizadas mais de 2 mil ausências em consultas com especialistas no primeiro semestre deste ano. De acordo com a prefeitura de Garibaldi, são ofertadas mais de 9 mil consultas médicas mensais, com clínicos gerais, pediatras, ginecologistas, fisioterapeuta, entre outros profissionais.
Apenas no mês de julho, foram contabilizadas 423 faltas. Em relação ao mês anterior, foram quase 100 ausências a mais, pois, em junho, 324 não compareceram às consultas, atendimentos e exames.