O projeto que estabelece permissão para a pesca esportiva em datas pré-estabelecidas em barragens de Caxias do Sul teve o veto do prefeito Daniel Guerra (PRB) derrubado, por maioria de votos, na sessão desta quinta-feira (29), da Câmara de Vereadores.
O único voto contrário à derrubada do veto foi do vereador Renato Nunes (PRB). A proposta, de autoria do vereador Ricardo Daneluz (PDT), foi aprovada pelo Legislativo em 16 de julho. Com o veto do prefeito, ela retornou à Câmara. A partir da derrubada do veto, a lei será promulgada pelo Legislativo nos próximos dias.
A proposta estabelece a liberação da atividade no primeiro sábado de março, no último sábado de abril, primeiro sábado de setembro e último sábado de outubro. Dentre as nove barragens do município, a única restrição seria para o Faxinal, por ser enquadrado como parque ecológico. A liberação seria apenas para a pesca esportiva, ou seja, sem finalidade comercial e na modalidade de pescar e soltar.
Segundo o proponente, as datas previstas para a autorização seriam utilizadas para a realização de competições promovidas por associações dedicadas à prática na região. A elaboração do projeto ocorreu por conta da ausência de permissão da prefeitura para esses eventos.
— É uma falta de bom senso da prefeitura não autorizar, porque se trata de um projeto simples e não gera custo nenhum para o município. Não precisaria de projeto se tivesse a autorização — destaca o vereador proponente.
As nove barragens de Caxias são: São Paulo, São Pedro, São Miguel, Samuara, Maestra, Faxinal, Marrecas e duas em Galópolis.
Leia também
Iotti: prefeito de Caxias ficará fora da cidade por 12 dias
Presidente da Câmara de Farroupilha quer redução de 15 para 13 vereadores
Projeto de corte de CCs está parado há três meses na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul