A Serra registrou três casos de influenza H1N1 neste ano. Embora o vírus já esteja circulando na região, nenhuma morte foi registrada até o momento. Esse vírus da gripe foi detectado por exames do Laboratório Central do Estado em moradores de três municípios: Bento Gonçalves, Caxias do Sul e São Marcos. O dado consta no Informe da Vigilância da Influenza, da Secretaria Estadual da Saúde, divulgado nesta semana. A confirmação de que se trata de H1N1 foi feita pelas secretarias municipais.
A diretora da Vigilância Epidemiológica de Caxias do Sul, Juliana Argenta, afirma que houve boa evolução do quadro de saúde do paciente do município. Segundo ela, neste ano, a circulação do vírus da influenza está menor na cidade na comparação com o mesmo período do ano passado.
Entre outras explicações, ela cita os poucos períodos de frio intenso até agora e a maior taxa de cobertura da vacina — embora dados atualizados devam ser divulgados nesta sexta, Juliana garante que um percentual maior de pessoas se imunizou na comparação com igual período de 2018 em Caxias.
Leia mais
Serra ultrapassa 80% de imunização entre o público-alvo de campanha da gripe
Ministro da Saúde diz que doses contra a gripe estarão disponíveis para toda a população a partir de segunda
A vacina da gripe pode fazer você ficar gripado?
Primeiro caso de H1N1 é confirmado em Bento Gonçalves
Já a enfermeira Bruna Gonçalves, da Vigilância Epidemiológica de São Marcos, afirma que o caso emite um alerta.
— Sempre que tem um paciente que se interna por agravamento de quadro respiratório, é algo preocupante e isso nos faz perceber o quanto é importante a vacinação — salienta.
A dose da vacina disponibilizada na rede pública de saúde abrange três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B. Em Veranópolis, uma paciente teve de ser internada por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ela foi identificada com H3N2. Outro caso da síndrome foi registrado em Nova Araçá. Conforme a Secretaria da Saúde do município, o motivo ainda é investigado, mas já foi descartada a Influenza H1N1.