A Campanha do Agasalho de Bento Gonçalves foi lançada na manhã desta terça-feira (14) no Salão Nobre da prefeitura. A meta deste ano é arrecadar pelo menos 60 mil peças até o fim da ação, na metade de julho.
Para incentivar a população a quebrar o recorde de doações, a ilustração de um termômetro , chamado de "calorômetro", será lançada na página da prefeitura e redes sociais. Quanto maior o volume de peças arrecadadas, maior será a "temperatura" indicada, como explica a primeira-dama, Cynthia Pasin, responsável pela organização.
— Um volume significativo que nós já tivemos de doação foi 63 a 64 mil peças, se não me engano. Então, o mínimo que a gente quer é atingir essa meta, que seria um grau um pouquinho acima da metade no termômetro. Se a gente conseguir passar do que já foi arrecadado, aí a gente sobe ele até o que já seria o nosso novo recorde. Então, a expectativa é subir ao máximo o termômetro — explica.
Leia mais
19ª Campanha do Agasalho de Caxias começa sábado: saiba onde doar suas peças
Campanha Natal do Bem arrecada mais de 72 mil quilos de alimentos em Caxias do Sul
Sede do Banco de Alimentos de Caxias do Sul terá cozinha experimental
A arrecadação terá mais de 300 pontos de coleta espalhados pela cidade, em caixas identificadas com o cartaz da campanha. Entre os locais de circulação pública que participam, estão bancos, secretarias municipais, unidades de saúde, instituições de ensino, supermercados e farmácias, entre outros.
Os agasalhos para crianças estão entre as roupas com maior necessidade de doação, como destaca Cynthia.
— Algumas famílias têm um número maior de filhos, onde há uma rotatividade maior de roupas. Também cobertores e roupas de cama são necessários para muitas pessoas acamadas; muitas pessoas vêm para Bento Gonçalves nesse período de maior frio despreparadas. E casacos mais grossos também são uma ótima doação.
As peças doadas são distribuídas a entidades cadastradas e também são feitas entregas diretas nos bairros, com o intermédio de associações de moradores e paróquias. A primeira-dama também ressalta a importância de as roupas doadas estarem em boas condições de uso.
— Só observar que seja uma peça em bom estado. Uma peça que você poderia usar, mas que já não lhe agrada mais, ou que não serve mais. Ela não pode estar rasgada, nem com algum outro impedimento para que fique de forma confortável para quem precisa utilizar — enfatiza.
Após o período oficial da campanha, as doações também são válidas e o gabinete da primeira-dama dá assistência na parte de recolhimento e distribuição.
Leia também
Hospital de Bento seleciona pessoas para participação em pesquisa de saúde
Falta insulina para pacientes do SUS de Bento Gonçalves
Caxias e Bento já registram mais do que o dobro de focos do mosquito Aedes Aegypti
Justiça Federal de Bento Gonçalves permite doação de óvulos entre irmãs