A Secretaria de Trânsito de Caxias do Sul vai avaliar, nos próximos dias, a eventual necessidade de reforçar a sinalização da RS-453, no acesso às lojas Havan e StokCenter. Desde a quinta-feira (25), quando o atacarejo iniciou as operações na cidade, técnicos da pasta monitoram o fluxo para identificar problemas.
Leia também
Havan será inaugurada neste sábado, em Caxias
Já no primeiro dia, a rua lateral registrou congestionamento entre 16h e 20h45min. Segundo o secretário Cristiano de Abreu Soares, o estacionamento dos empreendimentos lotou e um congestionamento se formou com veículos que tentavam acessar à área. O impacto no trânsito foi ainda maior porque a fila de carros se concentrou na faixa da direita, que agora é destinada exclusivamente para o acesso ao bairro Cidade Nova. Isso dificultou a entrada e a saída do bairro. Com a nova configuração de trânsito, as lojas devem ser acessadas pela nova faixa da esquerda e pela faixa central.
Para este sábado (27), com a abertura da Havan, a expectativa é que o trânsito volte a ficar complicado no trecho.
— Estaremos ali para garantir a mobilidade de quem não tem nada a ver com isso — afirma Cristiano.
As medidas para minimizar o impacto de trânsito contemplam a abertura de uma nova faixa em cada rua lateral e a ampliação da área de espera em um retorno das proximidades. As obras foram realizadas pelos próprios empreendimentos. Outra mudança é a implantação de semáforos inteligentes, que reprogramam o tempo de sinal verde automaticamente, de acordo com o fluxo. O acionamento do sistema depende apenas da instalação da última das oito câmeras previstas e de um treinamento pelo qual passarão servidores da secretaria.