Garibaldi é espaço de um treinamento inédito na região para qualificar membros de quartéis de bombeiros de toda a Serra. São quatro bombeiros americanos, vindos dos estados da Carolina do Norte e da Califórnia, que ministram palestras sobre busca e resgate em estrutura colapsadas, ou seja: ensinam os profissionais a lidar com resgate em situações quedas de residências, prédios, obras, tremores ou resquícios de incêndio. As atividades ocorrem em diferentes espaços, como uma construção às margens da BR-470 e os pavilhões da Fenachamp.
— A gente viu a necessidade de buscar este conhecimento para fazer um trabalho mais completo caso venha a acontecer algum incidente destes na nossa região. São trabalhado escoramento de estrutura, elevação de carga e oficinas de corte, em que se faz um corte no concreto para ter acesso ideal onde pode haver uma vítima — explica o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, Jorge Castro.
Participam desta qualificação 35 bombeiros de diversos pontos do país, além de profissionais vindos do Chile. O treinamento iniciou no dia 1 de dezembro e segue até este sábado.