O Conselho Tutelar pretende intensificar a partir de janeiro a campanha contra o consumo de álcool por crianças e adolescentes em Caxias do Sul. A medida será tomada após o tumulto registrado no último sábado (15) na Estação Férrea, quando houve confronto entre a Brigada Militar (BM), acionada devido à baderna, e jovens que frequentavam o espaço. A ação teve início em maio do ano passado após episódios de violência no carnaval, em um bloco realizado também na Estação Férrea.
Leia mais
Depois de confusão na Estação Férrea, Conselho Tutelar volta a propor ações contra consumo de bebida
Vídeo: confira imagens da movimentação na Estação Férrea, em Caxias
Após confusão na Estação Férrea, órgãos de segurança de Caxias admitem falta de condições para coibir tumultos
Tumulto na Estação Férrea de Caxias ocorreu durante manifestação agendada via redes sociais
Conforme a conselheira Marjorie Sasset, a medida mais imediata será a mobilização de todas as forças de segurança, como BM, Guarda Municipal e fiscalização de trânsito, para coibir a baderna no espaço. O segundo passo, a ser tomado nas próximas semanas, é a elaboração de um documento para reforçar junto ao município a necessidade de revitalização da área. A falta de iluminação e prédios abandonados, como o do antigo armazém, contribuem para que os jovens consumam drogas, na avaliação da conselheira. O município já tem um projeto de revitalização em andamento e aguarda autorização de órgãos de proteção do patrimônio histórico para dar andamento às próximas etapas.
O reforço na campanha está previsto para janeiro com a intenção de esclarecer junto à população o papel de cada órgão na proteção à criança e ao adolescente. Uma das orientações, por exemplo, é o que fazer ao presenciar um adolescente com alto índice alcoólico. Nesses casos, o indicado é ligar para o Samu, que irá notificar o Conselho Tutelar para conversar com o jovem e os familiares posteriormente.
— Nosso foco é a proteção à criança e ao adolescente, então nós temos que ter esse olhar. Temos também que pensar quais são os motivos que estão fazendo com que essa geração esteja se perdendo para as drogas e para o álcool. Temos que investir na prevenção. Enquanto não tiver isso, vamos ter que investir mais em segurança. A rua e o tráfico estão sendo mais atrativos. Estamos correndo contra o tempo. A Estação serve para nos alertar do que precisamos fazer — avalia Marjorie.
Além do Conselho Tutelar, integram a força-tarefa, BM, Guarda Municipal, Conselho Municipal da Juventude, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e Fundação de Assistência Social, entre outros.