A solidariedade pode ser contagiosa e a união pode fazer a diferença. Essas são as lições que ficam neste Natal para a microempresária Nelci Furlanetto, 48 anos, moradora do bairro Capivari, em Caxias do Sul. Ela e mais um grupo de pessoas da comunidade se reuniram para arrecadar donativos para o Banco de Alimentos, entidade parceira do Grupo RBS na campanha Natal do Bem.
Há cerca de um mês, Nelci soube que o estoque do Banco de Alimentos estava baixo e resolveu arregaçar as mangas para ajudar. Ela é integrante de um grupo religioso da comunidade São José, que pertence à Paróquia São Ciro. Sensibilizados com a necessidade da instituição, cada um dos moradores levou o que podia, desde um litro de azeite até pacotes de farinha de trigo.
— No nosso grupo da igreja, nos propusemos a fazer um gesto concreto, que significa fazer algo que realmente faça a diferença. Então, sugeri que ajudássemos o Banco, já que é uma entidade que ajuda outras entidades e a gente sabe que precisa — conta a voluntária.
Cerca de 25 pessoas contribuíram com a ação capitaneada por Nelci. Os mantimentos foram reunidos no último encontro do grupo antes do Natal, que ocorreu na segunda-feira. Na terça-feira, Nelci entrou em contato com o Banco de Alimentos e combinou a entrega dos donativos — um veículo foi disponibilizado pela entidade para recolher a doação.
— Não precisa ter um montão para ajudar. Se cada um fizer a sua parte, mesmo que seja pouquinho, ajuda e muito — reforça a microempresária.
Quem também sabe da importância da colaboração da comunidade é a funcionária pública Maribel Orse, que atua como motorista do Banco de Alimentos. Ela conta que trabalha na função há cerca de seis meses, mas percebeu que a aproximação do Natal mexe com o sentimentalismo, e consequentemente, com a solidariedade das pessoas.
— A gente sabe que as pessoas precisam se alimentar o ano todo, mas nessa época todo mundo fica mais tocado e as ajudas aumentaram. Tudo que é doado é bem-vindo — avalia.
Para agendar a coleta de doações, basta entrar em contato com o Banco de Alimentos pelos telefones (54) 3211-5943 ou (54) 3901-1183.
Leia também:
Projeto de Farroupilha recolhe, conserta e distribui brinquedos para crianças carentes
De paz a relógio: os pedidos de quem quer recomeçar a vida, em Caxias