Uma carreata com dezenas de táxis percorreu a Rua Sinimbu, em Caxias do Sul, na tarde desta terça-feira. O grupo organizou a manifestação para apoiar a votação no Senado do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 28, que regulamenta os serviços de transporte remunerado individual por meio de aplicativos como Uber, 99 e Cabify.
Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Caxias do Sul, Adail Bernardo da Silva, o movimento ocorre em todo o Brasil. O sindicalista e outros colegas do segmento estão em Brasília nesta terça-feira para convencer os senadores a votar o PLC em regime de urgência.
— Estamos conversando com os senadores de cada Estado. Além do regime de urgência, pedimos a votação do projeto na íntegra. Organizamos a manifestação em Caxias do Sul como apoio a esse movimento. Tudo foi comunicado previamente à Secretaria de Trânsito. Não é um protesto e sim uma carreata — explica Adail.
Leia mais
Projeto do Uber passa para nova etapa de análise na Câmara de Caxias do Sul
Aprovada regulamentação do Uber em Bento Gonçalves
Aprovado em abril pela Câmara dos Deputados, o projeto determina uma série de exigências para que esse tipo de serviço possa funcionar, incluindo uma autorização prévia das prefeituras. Em Caxias do Sul, a regulamentação do Uber e outros aplicativos ainda tramita na Câmara de Vereadores.
A carreata reuniu cerca de 300 taxistas. A organização diz que toda a frota de táxis da cidade parou para aderir à manifestação — pouco mais de 300 carros. O grupo saiu da Avenida Itália, em frente ao Parque Cinquentenário, e seguiu pela Sinimbu, em direção ao bairro Lourdes.