A expectativa de arrecadar mais de 200 mil peças na Campanha do Agasalho de Caxias do Sul recebeu um bom indicativo neste sábado. Mesmo com tempo chuvoso e com o frio dando as caras, formou-se fila ao redor da Praça Dante Alighieri. São pessoas que dedicaram um minutinho do seu fim de semana para destinar uma peça de roupa a quem precisa.
Leia mais:
17ª Campanha do Agasalho inicia neste sábado em Caxias
Por volta das 14h, dezenas de motoristas desembarcavam de seus carros enfileirados na Rua Sinimbu. Quem os recebia era um grupo animado de voluntárias-mirins do Núcleo de Bandeirantes Irmão Bonifácio: elas agradeciam ao motorista e se dirigiam ao caminhão onde as doações eram guardadas. Quem acomodava as peças eram soldados do Exército. Esta rede de solidariedade começou às 8h e segue até 18h deste sábado.
– Mas tinha gente esperando para doar às 7h30min – empolga-se o presidente da Fundação Caxias, Paulo Poletto.
A ação deste sábado é apenas a largada da campanha, que segue até 24 de junho em 800 pontos de coleta. Há lugares por toda cidade que receberão roupas e calçados em bom estado. Esta é a 17ª edição do evento. A triagem das peças começa já nesta segunda-feira para que na quarta-feira já seja destinada às entidades. Cabe às entidades, como clube de mães, associações de moradores e igrejas, a distribuição das peças à comunidade.
– Estamos doando roupa usada de toda família. Pijaminha, coberta. São três sacoladas que não precisávamos mais –ensina Edson Bastos e Maria Bastos, do bairro Pio X.
Os pontos de coleta estão localizados em supermercados, estabelecimentos comerciais e industriais, escolas municipais e estaduais, repartições públicas e até condomínios. Os ônibus da Visate também terão caixas para as doações.
No ano passado foram 215 mil peças distribuídas para população em situação de vulnerabilidade social.