O hipermercado Big foi notificado pela prefeitura de Caxias do Sul e tem até o meio-dia desta quarta para dar explicações ao poder público sobre a destinação dos seus resíduos recicláveis. Desde o início deste mês, o estabelecimento vem descumprindo um acordo firmado com a administração municipal em 2000, no qual se compromete a destinar o lixo para a Associação de Recicladores de Caxias do Sul. O material está sendo entregue a uma empresa privada.
- Eles estão deixando de cumprir um condicionante dentro do alvará de licença de funcionamento e isso é bem grave. A direção do hipermercado chegou a entrar em contato, mas não cumpriu o prazo para resposta. Caso eles continuem sem explicações até o meio-dia de hoje, iniciaremos uma análise do contrato. Em último caso, poderemos até cancelar o habite-se do estabelecimento - explica o procurador-adjunto do município, Felipe Marchioro.
Confira as últimas matérias do Pioneiro
Recicladoras de Caxias reclamam do prejuízo gerado com a quebra de contrato por parte do Big. Cinco recicladoras conveniadas com a prefeitura dividiam o lucro gerado com a venda do material. Cerca de quatro toneladas de lixo eram recolhidas semanalmente do hipermercado.
Por meio da assessoria de imprensa, o Big informou que contratou uma gerenciadora especializada na gestão de resíduos e que a Codeca continua sendo responsável pela coleta de resíduos orgânico da loja.
Meio ambiente
Hipermercado Big é notificado pela prefeitura de Caxias do Sul
Estabelecimento está descumprindo contrato e destinando resíduos a uma empresa privada
GZH faz parte do The Trust Project