À 1h03min do próximo domingo, a Serra Gaúcha despertará para o início de um outono com muita geada e frio. No próximo trimestre, os termômetros devem ter temperaturas mais amenas se comparadas ao calor fora de época registrado no mesmo período do ano passado. Se a tendência se manter nos próximos meses, significa que há possibilidade de nevar entre o outono e o inverno, o que não ocorre desde 2013.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Conforme o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, o outono ainda terá a companhia do fenômeno El Niño, mas com moderada intensidade. No meio do ano, o efeito do El Niño já estará neutralizado, o que permitirá a entrada de massas polares.
- Nós teremos inverno este ano. A tendência ao longo dos próximos meses é de a temperatura cair gradativamente - explica.
De acordo com Nascimento, o frio chega dentro do período normal na região, o que não aconteceu nos anos anteriores. Segundo indica a previsão, há pelo menos duas possibilidades de neve.
- Devemos ter muitos eventos de geada de forte intensidade para a região serrana. Existe também a possibilidade de neve para essa temporada. Aquela situação de calorão do ano passado não se repetirá. Estamos saindo do El Niño para uma neutralidade, o que deve fazer com que as massas polares avancem pelo país com mais facilidade e teremos mais frio - diz o especialista.
Contudo, a Climatempo faz um alerta: anda com forte influência do El Niño, abril deve ser o mês mais chuvoso da próxima estação.
Clima
Outono será de temperaturas baixas na Serra Gaúcha
Segundo indica a previsão, há pelo menos duas possibilidades de neve entre a nova estação e o inverno
GZH faz parte do The Trust Project