Um dos passatempos preferidos da Família Pedrosa é passear pelas ruas de Caxias do Sul, conhecê-las mais de perto. Em um desses passeios, Pedro e Pedroca Pedrosa encontraram dois casos envolvendo a má conservação das calçadas, o que é uma evidência de que a má condição delas é comum na cidade.
A situação mais precária conferida pela Família Pedrosa encontra-se na Rua Mário Behring, no bairro Jardim América. As pedras foram retiradas da calçada e não há qualquer possibilidade de um cadeirante, por exemplo, passar pelo local com segurança. Ainda no mesmo trecho, é possível observar que não há calçamento adequado: pedras soltas e terra ocupam o espaço.
Cadeirantes não têm vez em trecho da Rua Mário Behring, bairro Jardim América. Foto: Rogerio Eberhardt, divulgação
Enquanto conferiam o problema, Pedro e Pedroca foram abordados pelo leitor Rogerio Eberhardt, que deu mais detalhes sobre a situação:
- O problema iniciou-se após a demolição de uma residência. A calçada sumiu, mas o transtorno para os idosos, cadeirantes, gestantes e crianças, permanece - reclama.
Confira as últimas notícias sobre a Família Pedrosa
Perto dali, na Avenida José Aloysio Brugger, ainda no bairro Jardim América, o caso é um pouco diferente, mas também traz prejuízos aos pedestres. Trata-se de um buraco situado bem no meio da calçada.
A cratera foi ocasionada por problemas na rede pluvial, conforme explica o secretário de Obras e Serviços Públicos Adiló Didomenico. A estimativa é que em até três semanas a rede e o passeio público sejam consertados. A secretaria se comprometeu a sinalizar o problema.
Em situações como esta, cabe à prefeitura realizar o reparo, segundo Adiló. Caso contrário, é responsabilidade do morador fazer a manutenção da calçada. A regra encontra-se no artigo 179 do Código de Posturas do município.