A Brigada Militar iniciou na tarde desta segunda-feira a operação Avante na Serra Gaúcha, com policiamento reforçado nas ruas e abordagens. É a primeira vez que a operação, que acontece em todo o Estado, ocorre na região serrana. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Desde o início da ação, às 14h, quatro homens foram presos: dois deles com carro clonado, que tentaram escapar de uma barreira policial junto ao Monumento ao Imigrante na BR-116 em Caxias do Sul, e dois foragidos do sistema prisional, em bairros de Caxias. Dois bares foram interditados na cidade e seis caça-níqueis apreendidos. Em um dos bares, havia uma carga de cigarros contrabandeados.
Participam da ação 126 policiais, 37 viaturas e dois helicópteros: um Esquilo, que transporta tripulação, e um Schweizer, que comporta apenas os pilotos, para observação. A operação está em andamento.
Conforme o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra Gaúcha (CRPO/Serra), coronel Antônio Osmar da Silva, as ações concentram efetivo e esforços em horários e locais em que há maior incidência de crimes. A ação nesta segunda tem apoio da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e da prefeitura de Caxias do Sul. A operação na Serra é executada em coordenação com o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Sinos.
De acordo com o Coronel Osmar, as ações em conjunto visam combater criminosos que circulam entre as duas regiões, especialmente no que diz respeito a quadrilhas de assalto a bancos. Em Caxias do Sul, as ações têm como prioridade prevenir os homicídios. Também há foco no combate ao latrocínio, que é o roubo com morte, os roubos a pedestres e os assaltos ao transporte público.
- As equipes já saem às ruas com um alvo - explicou o comandante em entrevista ao Gaúcha Repórter da Gaúcha Serra.
O Coronel informa que horas extras foram liberadas para parte do efetivo a fim de propiciar as ações, que podem ocorrer a qualquer hora do dia.
Ao mesmo tempo em que ocorre a Operação Avante, o 12º Batalhão de Policiamento Militar de Caxias promove a operação Fecha Quartel. Conforme o subcomandante do batalhão, Major Émerson Ubirajara, 14 policiais que exercem função administrativas foram deslocados para sete postos da BM distribuídos pela cidade.
O Coronel Osmar não vê como provável o fechamento de postos da Brigada Militar na Serra para liberar os policiais para atuação em outros locais e horários, a exemplo do que ocorreu em Porto Alegre. Conforme o comandante, as características das regiões são diferentes. De qualquer forma, ele aponta que qualquer decisão nesse sentido teria de passar por amplo debate com a comunidade.