Às vésperas dos desfiles do carnaval de rua em Caxias do Sul, as escolas correm para concluir a construção dos carros alegóricos e ajustar os últimos detalhes das fantasias. Ensaios de passistas, comissão de frente e baterias também seguem intensos para que tudo saia perfeito no momento de entrar na "avenida", como está sendo chamada a Rua Plácido de Castro. Os desfiles começam hoje, com três escolas no Grupo de Acesso, e prosseguem amanhã, dia reservado para o Grupo Especial, quando seis escolas se apresentam.
Nos dois dias de folia, a Associação das Entidades Recreativas, Esportivas, Culturais e Carnavalescas de Caxias do Sul e Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Assencar) estima a participação de quase 3 mil integrantes de escolas e um público de 50 mil pessoas.
Confira as últimas matérias do Pioneiro
Este é o segundo ano que o desfile será na Plácido de Castro - e mais uma oportunidade de teste para o corso alegórico da Festa da Uva, que neste ano troca a Sinimbu pelo mesmo local. Segundo o presidente da Assencar, Elvino Santos, a estrutura está melhor a cada ano. Nesta edição, além de mais arquibancadas e banheiros químicos, também será instalada iluminação extra e um tablado, com a estrutura necessária para receber pessoas com deficiência.
- O Carnaval serviu também para fazer um teste se haveria segurança, se o público iria participar, se haveria perturbação para os moradores da região. E após o primeiro desfile, as pessoas perceberam que não houve problemas. Inclusive, muitos moradores dos arredores assistiram ao Carnaval, participaram e nos deram um retorno positivo. Então, a Plácido de Castro é uma grande vitória para Caxias. Foi o Carnaval que despertou a necessidade de se criar este espaço, que hoje é utilizando também para outros eventos- comemora Santos.
Mais segurança
Segundo Elvino, um ambulância cedida pela Secretaria Municipal da Saúde ficará à disposição, além de equipes do Samu e dos bombeiros, que ficarão de sobreaviso. A Brigada Militar também organizou uma operação diferenciada.
- Teremos efetivo a pé para dar assistência ao público, e com motocicletas e carros no entorno, para garantir a segurança das pessoas que vão a pé para o local e do patrimônio, já que haverá muitos veículos estacionados- destaca o capitão Amilton Turra de Carvalho, do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Vencedoras serão conhecidas domingo
No domingo à tarde, a partir das 15h30min, o júri se reúne para decidir quem são as campeãs do carnaval de rua de Caxias do Sul. As notas serão dadas ainda no sábado à noite, após o desfile do Grupo Especial. Trinta jurados avaliarão os quesitos tema, comissão de frente, samba-enredo, alegorias e adereços, bateria, conjunto, mestre-sala, porta-bandeira, evolução em conjunto e harmonia.
O trabalho, no entanto, não termina com o final do desfile. Segundo presidente da Assencar, Elvino Santos, são necessárias ainda cerca de três horas para dar as notas e escrever as justificativas. Os cartões com as notas de cada jurado são colocados em uma urna. Lacrada e guardada pela Brigada Militar ou Guarda Municipal, a urna só é aberta no domingo, com a presença de representantes de todas as escolas no Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura.
- Neste ano, optamos por selecionar os jurados por aqui, avaliamos os currículos de todos e estamos trazendo profissionais de outras cidades como Porto Alegre, Pelotas, Uruguaiana, Cruz Alta e Rio Grande, onde existem associações de jurados para o Carnaval - explica o presidente, estimando que, por volta das 17h30min, seja revelado o resultado.