O preso que filmou a fuga de três detentos da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (Pics) no domingo foi identificado na manhã desta segunda-feira. As imagens, gravadas com um celular, mostram o trio que escapou escalando calmamente um muro de seis metros enquanto outros jogam futebol no pátio. O vídeo foi feito pela janela de uma das celas que faz divisa com o espaço onde os presos tomam banho de sol. Ao final da gravação, parte dos presidiários parece comemorar, mas não fica claro se o motivo é a fuga ou algum lance da partida de futebol.
Segundo o delegado regional da Susepe, Roniewerton Pacheco Fernandes, o aparelho estava na cama do preso. O nome do detento não foi divulgado para não prejudicar as investigações, mas ele será transferido para outra casa prisional e responderá a procedimento administrativo-disciplinar encaminhado à Vara de Execuções Criminais (VEC).
- O celular foi encontrado na cela onde foi feita a filmagem. Ele assumiu que fez a filmagem e espalhou nas redes sociais. O vídeo ainda estava no celular - aponta o delegado.
O trio escapou por volta de 10h, quando parte dos detentos estava em horário de pátio. Como era um domingo, a cadeia também recebia visitas, que ocorrem entre 8h30min e 17h. Conforme o delegado Roniewerton, a guarda externa, o que inclui o pátio, é responsabilidade da Brigada Militar (BM). Os agentes penitenciários, que não respondem pela guarda externa, estavam dentro da casa prisional.
O pátio por onde o trio fugiu tem duas guaritas, mas somente uma delas aparece nas imagens e sem nenhum policial militar na guarda. No domingo, a versão inicial apresentada pelo delegado era de que o trio teria escapado enquanto um PM voltou a atenção para outro lado. Conforme Roniewerton, essa foi apenas uma suposição, porque as investigações ainda estão sendo feitas. O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) deve conversar com a reportagem no final da manhã.
Ainda conforme o delegado, a corda utilizada pelos fugitivos era artesanal, feita com lençóis trançados, conhecida no meio prisional como giboia. Ela foi recolhida pela Susepe ainda no domingo. O gancho preso à ponta da corda era um pedaço de metal que os apenados arrancaram de alguma estrutura dentro da cadeia.
Os presos que conseguiram escapar são o traficante internacional Ariovaldo Bopsin da Silva, 42 anos, Lamartine Nixon Pereira, 47, e Everton Ribeiro Zotti, 32. Todos cumpriam pena por tráfico de drogas.
Investigação
Identificado preso que filmou fuga em presídio de Caxias do Sul
Três apenados escaparam no domingo, depois de escalar um muro de seis metros
GZH faz parte do The Trust Project