Doações serão imprescindíveis para as cinco famílias que perderam tudo num incêndio no bairro Planalto II, na noite de domingo. O fogo consumiu cinco moradias em poucos minutos na Rua Natal Idalino Fadanelli. As casas eram mistas e interligadas, o que facilitou a propagação das chamas. Sidinei Vilas Novas tentou resgatar familiares e se feriu no incêndio. Ele recebeu atendimento no Postão 24 horas e já recebeu alta.
Na manhã desta segunda-feira, representantes da Secretaria Municipal da Habitação foram até o bairro para fazer um levantamento dos estragos. Conforme o titular da pasta, Renato Oliveira, o primeiro passo é identificar as pessoas que residiam nas casas. Os imóveis foram erguidos numa área irregular no topo de um morro.
- Vamos avaliar o que queimou, como eram as casas e o que é possível ser feito - anunciou o secretário.
Os bombeiros devem divulgar um laudo sobre a ocorrência no início da tarde desta segunda-feira. A primeira suspeita é de que o fogo começou na casa de Janete Vilas Novas, 41, irmã de Sidinei. Evaniza Moraes, 14, filha da mulher, percebeu fumaça atrás de um roupeiro.
- A gente não sabe como, mas o fogo parece que começou atrás do armário no quarto da minha irmã - conta a outra filha de Janete, Taís Moraes.
O casal Cleonice Parise e Vilmar Domingues de Carvalho estava deitado quando sentiu um cheiro de algo queimando.
- Olhamos pela janela e vimos a fumaça na casa ao lado (de Janete). Desci correndo para avisar eles, mas já estavam tentando sair da casa. Peguei uma mangueira de água para apagar o fogo, mas não adiantou. Em 10 minutos, o fogo se espalhou e queimou tudo - conta Carvalho.
Os dois só tiveram tempo de retirar dois botijões de gás e alguns objetos.
- Eu estava pagando o micro-ondas, o liquidificador... Moramos aqui há 16 anos. É triste - desabafou Cleonice.
Willian Teixeira, 27, recém havia entrado em casa quando percebeu as chamas na vizinhança. O homem já havia negociado a venda da moradia para adquirir outro imóvel.
- Guardei o carro na garagem, entrei e minha esposa viu a fumaça. Conseguir tirar meu carro, que é movido a gás. Imaginei que poderia haver uma explosão - diz Willian, lamentando o prejuízo.
O vice-presidente da Associação de Moradores do Planalto II, Cláudio Danske, organizou um espaço para receber doações. A comunidade da Igreja Nossa Senhora de Caravaggio cedeu o salão para acomodar o material. O local estará aberto a partir das 13h desta segunda, segundo Danske:
- Tem muita gente ligando oferecendo ajuda. Vamos precisar de muitas coisas.
Foram necessários quatro caminhões dos bombeiros e cerca de 60 mil litros de água para conter o fogo. Só após cerca de três horas o incêndio foi controlado, evitando que outras moradias fossem atingidas devido à proximidade entre as casas no local.
PARA AJUDAR
Doações como roupas e móveis podem ser levadas no salão da Igreja Nossa Senhora de Caravaggio, na Rua Natal Idalino Fadanelli, nos fundos da empresa Marcopolo. Contato: 8438.7871(Cláudio).
Outros telefones:
- 9205.2577 (Cleonice ou Vilmar)
- 9671.8437 (Daniel)
- 8155.6104 ou 3222.0075 (Willian)