A charmosa Avenida Júlio de Castilhos receberá atenção do poder público nos próximos meses, entre os cruzamentos da Feijó Júnior com a Do Guia Lopes. Necessário: em um breve passeio pela principal avenida da cidade, é possível diagnosticar calçadas esburacadas, placas caídas, luminárias estragadas e paralelepípedos desgastados.
FOTOS: confira os principais problemas estruturais da Avenida Júlio de Castilhos
Será uma força-tarefa que envolverá mais de 30 profissionais para corrigir a estes e outros problemas. A operação deve durar pelo menos seis meses e envolve servidores de diferentes secretarias e Codeca. Cada pasta terá função importante: os trabalhos envolverão reconstrução dos paralelepípedos e conserto das calçadas, executada pela equipe de Obras e Serviços Públicos.
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Os canteiros, abandonados, receberão paisagismo das equipes do Meio Ambiente. Ao Trânsito, caberá a redistribuição de placas e também o bloqueio de determinadas quadras para que as obras possam ocorrer mais rapidamente. O único pré-requisito para que as mudanças comecem é que o SIM Caxias seja concluído. As obras serão interrompidas durante a Festa da Uva.
- A pavimentação da Júlio está desgastada justamente pela população usá-la como alternativa diante dos bloqueios das obras do SIM -explica o secretário de Obras Adiló Didomenico, que deve coordenar o mutirão.
Uma das novidades que mais causará impacto visual é a remoção dos 151 postes verdes em estilo retrô instalados ao longo da Júlio. A última vez em que a avenida passou por obras foi em 2013. O secretário de Obras considera a avenida o eixo divisor da cidade, ligando os lados leste e oeste.
- Além de charmosa, a Júlio é usual. Precisa estar segura para os pedestres e bonita para todos - avalia Didomenico.
Calçadas
A falta de padronização das calçadas da Júlio, com diferentes tipos de pedras - as quadras estão revestidas ora com pedras rugosas, ora com lajotas tradicionais - não será resolvida. A secretaria de Obras pretende remover os trechos que estão deteriorados, seja por caixas de luz que invadem a calçada, ou por postes colocados e removidos. Nos trechos onde o piso precisa ser refeito, a prefeitura vai fornecer pedras uruguaias (peças de concreto com pedras moídas, como em frente ao Clube Juvenil), mas o proprietário deve arcar com a mão-de-obra. As rampas de acesso a cadeirantes, com cerca de 80 centímetros de largura, serão alargadas e refeitas
Bancos
Um dos intuitos em reduzir o número de lixeiras das calçadas da Júlio (principalmente nas que houver também containers) é dar mais espaço ao pedestre. No lugar das lixeiras ou de postes verdes em estilo retrô (que já nem funcionam mais), podem entrar em cena mais bancos. Atualmente, a avenida conta com quatro bancos, posicionados a partir do cruzamento com a Borges de Medeiros. Foram instalados lá pelo comércio local, para que em dezembro, os papai-noéis ficassem sentados para fotos. Após a campanha de Natal, os bancos ficaram. À noite, parte deles é guardada por lojistas.
Placas de trânsito
Uma das mudanças da revitalização da Júlio inclui o quesito sinalização. A Secretaria de Trânsito vai refazer a distribuição de placas, priorizando a sinalização aérea e removendo parte das existentes hoje, ampliando o espaço disponível nas calçadas.
Na esquina com a Marquês do Herval, por exemplo, há quatro placas indicando proibição de trânsito. Um único item cumpriria o papel, afirma Didomenico, mas será resolvido pela Secretaria de Trânsito.
Pavimentação
Quando o fluxo de veículos se normalizar - o que está previsto para a primeira semana de outubro, a prefeitura pretende arrumar os paralelepípedos e consertar bocas de lobo.
Para isso, quadras da Júlio ficarão bloqueadas para trânsito - daí surge a necessidade das obras do SIM estarem encerradas, para não deixar o trânsito caxiense mais caótico.
Os paralelepípedos serão substituídos por pedras da mesma aparência.