A charmosa Avenida Júlio de Castilhos receberá atenção do poder público nos próximos meses, entre os cruzamentos da Feijó Júnior com a Do Guia Lopes. Necessário: em um breve passeio pela principal avenida da cidade, é possível diagnosticar calçadas esburacadas, placas caídas, luminárias estragadas e paralelepípedos desgastados.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
A revitalização é parceira entre prefeitura e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A prefeitura depende do sim dos empresários para a remoção de pórticos instalados em esquinas, geralmente decorados no Natal, e dos postes verdes, que contaram com o suporte da CDL na instalação. Lojistas terão que arcar com mão-de-obra para refazer o calçamento da frente das lojas em que houver necessidade.
FOTOS: Veja os principais problemas estruturais da Júlio de Castilhos
Uma das novidades que mais causará impacto visual é a remoção dos 151 postes verdes em estilo retrô instalados ao longo da Júlio. Instalados no começo da década de 90, deverão permanecer somente no entorno da Praça Dante e do Hospital Pompéia. A medida agrada a especialistas da arquitetura, que concordam que é preciso dar uma repaginada na via.
- Os postes remetem a uma época antiga, mas não foram fabricados naquele período. São atuais. Acabam enganando o consumidor - afirma o professor de arquitetura Carlos Pedone.
A prefeitura pretende remover a maior parte parte deles da avenida por não "conversar" com o estilo da via. Hoje, muitos estão estragados e em um deles, só resta parte da carcaça. A intenção de retirá-los é firme por parte da prefeitura, e depende do aval da CDL. Após arrancados da calçada, haverá reparação imediata nas pedras, garante o secretário de Obras, Adiló Didomenico.
- A iluminação ficará por conta de postes que já estão posicionados, no formato tradicional, que são mais novos e eficientes. Hoje, os postes verdes servem apenas para decoração, e sabemos que não estão funcionando - acredita.
A possibilidade dos itens serem recolocados em outro ponto da cidade não está descartada. Os postes retrô foram instalados na metade no início da década de 90, e precisariam passar por restauro.
Mudança
Maioria dos postes verdes da Avenida Júlio de Castilhos, em Caxias, será removida
Itens ficarão somente no entorno da Praça Dante e do Hospital Pompéia
GZH faz parte do The Trust Project