A Justiça decretou a apreensão de três adolescentes de Bento Gonçalves nesta terça-feira. Os jovens cometeram diversos roubos e furtos na região do Vale dos Vinhedos. O grupo também está envolvido na tentativa de homícidio de uma mulher, de 31 anos, em Bento. Ela foi atingida por diversos disparos de arma de fogo, no bairro Municipal, em 26 de maio deste ano.
De acordo com o delegado Álvaro Becker os adolescentes participaram de uma série de furtos e roubos a residências e a estabelecimentos comerciais na cidade. Ele explica que em função da superlotação do Case de Caxias, os jovens serão encaminhados para Santo Ângelo, a 398 quilômetros de Bento.
- A Justiça solicitou a escolta dos adolescentes até Santo Ângelo para que sejam internados no Case daquele município. Esse deslocamento provoca um transtorno imenso às equipes de segurança de Bento e também aos familiares, que têm de viajar até a cidade. Traz um certo peso às famílias.
Sobre a participação dos adolescentes, que têm idades entre 15 e 17 anos, em ocorrências violentas como tentativa de homicídio, o delegado ressalta que geralmente há envolvimento com drogas.
- Temos notado que por trás de toda essa violência está a droga. Eles fazem isso, geralmente, para sustentar o vício, e cada vez se tornam mais perigosos. É difícil esses adolescentes que cometem crimes não estarem envolvidos com drogas.
Outro jovem, de 16 anos, que também cometeu os crimes, inclusive a tentativa de homicídio, foi apreendido ainda na sexta-feira por envolvimento na morte do estudante Matheus Marchiori, 17 anos. O jovem foi morto a facadas no bairro Vila Nova, em Bento Gonçalves, na última quinta-feira, quando saía da escola. Ele foi abordado por cinco rapazes e esfaqueado. O jovem morreu antes de receber socorro.
O adolescente apreendido nega que tenha esfaqueado Matheus. Ele tem 16 anos e está internado no Case de Caxias. Quanto aos outros quatro jovens suspeitos de participar do crime, o Ministério Público de Bento Gonçalves solicitou novas diligências a equipe de investigação da Polícia Civil para decidir sobre a representação ou não pela internação do adolescentes.
Sobre a transferência dos adolescentes de Bento para a região das Missões, a direção do Case de Caxias, alega que o juizado tenta indicar outras comarcas que possam receber os jovens, e Santo Ângelo é a única regional do Estado que tem vagas. Atualmente, há 81 adolescentes infratores internados no Case de Caxias, quando deveriam ser 40. Contudo, o centro não pode se negar a receber internações.
Justiça
Com Case de Caxias lotado, adolescentes apreendidos são levados a Santo Ângelo
Os jovens de Bento Gonçalves cometeram diversos roubos e furtos na região do Vale dos Vinhedos
GZH faz parte do The Trust Project