Realizar um trabalho em conjunto com as Associações de Moradores de Bairros (Amobs) e estar mais presentes nos bairros são duas das bandeiras do novo presidente da União das Associações de Bairros (UAB) de Caxias do Sul. O microempresário Flávio Fernandes foi eleito neste domingo com 9.345 votos, contra 3.681 da chapa presidida pelo comerciante Itacir Pegoraro.
- Vamos dar continuidade ao trabalho, buscando melhorar alguns pontos. É a continuação desse trabalho de oito anos - afirma Fernandes, que representou a situação no pleito.
A posse de Fernandes, assim como dos novos presidentes das Amobs, também eleitos neste domingo, deve ser marcada em reunião com a diretoria, a ser realizada em até 30 dias. O mandato é de dois anos.
O novo presidente da UAB afirma que vai buscar ações que atendam às demandas dos bairros, como educação, transporte, saúde e segurança. Nesta área, pretende empenhar-se no aumento do policiamento, buscando o reforço no efetivo da Brigada Militar e da Guarda Municipal.
Na saúde, a principal bandeira é descentralizar o atendimento. Com a melhora no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Fernandes acredita que é possível evitar o acúmulo de pacientes no Postão 24 horas.
A chapa vencedora tem como vice-presidente Jucemar Alves. Segundo o atual presidente da UAB, Valdir Walter, 14.039 pessoas votaram. Cerca de 50 pessoas trabalharam na apuração dos votos, concluída no fim da noite deste domingo. Também foram eleitos os novos presidentes de 204 Associações de Moradores de Bairros (Amobs).
Propostas da chapa vencedora
Saúde
- fortalecer e defender a qualidade do SUS.
- buscar, junto ao poder público e ao Conselho Municipal de Saúde, a manutenção e funcionamento das UBSs.
Segurança
- cobrar ampliação do efetivo da Brigada Militar, para inibir a ação de bandidos.
- pedir a ampliação da Guarda Municipal, para manter o trabalho de prevenção.
Cultura
- desenvolver formas de atrair mais a comunidade para o ponto de cultura UAB Cultural e outros pontos
- preparar mais professores para atuar nos pontos de cultura
Esportes
- manter o campeonato de futsal e a rústica e ampliar para outras modalidades, como uma miniolimpíada com escolas e campeonatos de rua em bairros, com a ajuda de parcerias.
- difundir o uso das Academias da Melhor Idade (Ameis)
Transportes
- esclarecer como funcionará o trânsito com a implantação das Estações Principais de Integração (EPIs), para que a população saiba como pegar dois ônibus pagando apenas uma passagem
Apoio aos bairros
- buscar mais participação dos presidentes de bairro no dia a dia da UAB.
- descentralizar, buscando realizar mais eventos nos bairros.
Movimento comunitário
"Continuação do trabalho de oito anos", diz novo presidente da UAB de Caxias
Posse da nova chapa deve ser marcada em 30 dias
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: