Na hora de escolher o creme dental fica difícil saber qual é o ideal, com tantas opções à disposição no mercado. Dentes brancos e hálito fresco são as principais promessas destes produtos, porém, será que isso é o suficiente? O especialista em saúde bucal e Estomatologia, Dr. Sérgio Kignel, recomenda pastas de acordo com a necessidade de cada pessoa. Confira as finalidades dos cremes dentais para garantir uma limpeza mais eficaz:
Cáries - para evitar esse problema, opte por cremes dentais antimicrobianos que contenham flúor. Esse produto possui substâncias antibacterianas que eliminam agentes causadores da cárie e não agridem dentes mais sensíveis.
Dentes sensíveis - o alívio para a hipersensibilidade pode ser evitada com pastas específicas para o problema. A aplicação depende do seu nível de desconforto, podendo ser tópica (massagear o creme diretamente nos dentes) ou usada na escovação.
Desgaste dos dentes - cremes com alto teor de flúor e baixa abrasividade são os mais indicados nestes casos. Para testar o nível de abrasividade, coloque um pouco da pasta entre os dedos, se a textura for semelhante a grãos de areia, não utilize o produto.
Crianças - existem diversos modelos específicos para esse público, com sabor suave e com flúor em sua composição. O ideal é usar uma quantidade mínima de pasta dental para evitar a ingestão acidental.
Amarelamento - pastas branqueadoras contêm ingredientes químicos, geralmente abrasivos, que são capazes de remover manchas nos dentes e torná-los mais brancos com o uso constante.
A escovação frequente, ao menos três vezes ao dia, é imprescindível para a saúde bucal, pois, sem esse hábito, nem mesmo o melhor creme dental é capaz de remover as impurezas e a placa bacteriana, membrana áspera formada nos dentes e uma das principais causas da cárie.
Higiene
Saiba como escolher o tipo ideal de pasta de dente
Dentes brancos e hálito fresco são as principais promessas destes produtos, porém, será que isso é o suficiente?
GZH faz parte do The Trust Project