O impasse sobre o fechamento da UTI pediátrica do SUS no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, deve ser decidido no início da próxima semana. Uma reunião na tarde desta quarta-feira definiu que os leitos permanecerão abertos até segunda-feira, quando o Estado deve se pronunciar quando ao repasse de recursos. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre.
Na segunda-feira, o Tacchini fechou a UTI pediátrica para novos pacientes por problemas no recebimento de recursos, fazendo com que a região perdesse três leitos para atendimento pelo SUS.
- Para nós foi um resultado muito bom. O Tacchini não fechará os leitos e vai dar continuidade ao atendimento. O hospital apresentou proposta e o Estado ficou de analisar e dar uma resposta até segunda-feira. Para o Estado, é um assunto de extrema importância. Então, até segunda-feira, o Tacchini continua com os leitos da UTI pediátrica - explica a coordenadora regional de Saúde, Solange Sonda.
Quanto ao repasse de verbas de radioterapia até então encaminhadas para Tacchini e que serão repassadas para o Hospital Geral, isso ocorre a partir já do próximo mês. O HG terá um teto de R$ 85 mil/mês. Isso já era previsto quando o HG começasse a operar esse serviço. A mudança para o Tacchini, na época, se deu porque o serviço de radioterapia que funcionava no Hospital Saúde fechou, e o Tacchini era o único serviço credenciado para prestar o atendimento. Pelo acordo, Bento Gonçalves manterá atendimentos para alguns municípios e Caxias do Sul abrangerá outros por uma questão de logística.