Não está descartada a falta de vacinas contra a gripe em Caxias do Sul no Dia D, realizado neste sábado. Até agora o município recebeu 89 mil doses, mas os grupos prioritários têm mais de 115 mil pessoas.
- Pode faltar em algumas UBSs que tiverem mais procura, mas vamos remanejar as doses da melhor forma possível. É o que a gente pode fazer - afirma a secretária municipal de Saúde, Dilma Tessari.
O Ministério da Saúde é o responsável pelas vacinas entregues aos estados, que repassam as doses às Coordenadorias Regionais de Saúde. Estas, por sua vez, repassam aos municípios conforme o cálculo da população de risco.
- Isso não é um problema municipal. As vacinas vêm do Ministério da Saúde. Não podemos adquirir - diz a secretária.
O Ministério da Saúde garantiu que em duas semanas - até o dia 22 - seriam enviadas doses suficientes para atender a toda a população dos grupos de risco. No caso de Caxias do Sul, ainda faltam mais de 26 mil vacinas.
O município recebeu 56 mil doses esta semana: 30 mil nesta quinta-feira e 26 mil na quarta. Desde o início da campanha já chegaram 89 mil. A previsão da Secretaria de Saúde é que nesta sexta-feira todas as UBSs tenham a vacina.
Programe-se
O Dia D da vacinação acontece neste sábado, dia 9, das 8h às 17h. Pessoas dos grupos de risco podem se vacinar em qualquer uma das 47 UBSs de Caxias do Sul. A lista das unidades pode ser encontrada no site da Secretaria de Saúde.
Vacinação
Caxias do Sul ainda precisa de 26 mil doses da vacina contra a gripe
Secretaria de Saúde planeja remanejar doses no Dia D para postos com maior procura
GZH faz parte do The Trust Project